Recomendação chegou ontem aos colégios, que acataram a medida

Profissionais de escolas municipais apoiam o retorno do uso de máscaras para evitar a proliferação das doenças respiratórias. Recomendação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) à Semed (Secretaria Municipal de Educação) chegou ontem aos colégios, que acataram a medida que visa a utilização especialmente por quem apresenta sintomas gripais.

Diretor da Escola Municipal Professora Lenita de Sena Nachif, no Jardim Centro-Oeste, Maurílio Calonga atendeu o Campo Grande News já usando máscara. “O comunicado que recomenda as máscaras chegou ontem à tarde e já mandamos um bilhete aos pais e comunicamos os funcionários da manhã”, disse.

A orientação aos estudantes é de que cada um trouxesse sua própria garrafinha para beber água e aos trabalhadores que usassem a máscara caso estivessem com gripe ou resfriado. “Observei que hoje os profissionais que estavam com algum sintoma já vieram de máscara, então assim, acataram a orientação”, comentou. A escola tem 1,2 mil alunos.

Professora lá, Liliane Oliveira dos Santos conta que parou de usar a proteção assim que a obrigatoriedade cessou. Mas que percebeu que neste começo de ano a situação está mais difícil. “Minha caçula de 3 anos teve broncoasma e vivia indo ao hospital e nada resolvia. No momento que adquiri novamente o hábito de usar máscara, notei que também diminuíram nossas idas aos hospitais”, comentou, enfatizando que no último fim de semana estava com problemas de saúde e acreditava que poderia ser alguma crise viral que adquiriu do filho de 9 anos. “A máscara é essencial e mesmo antes da recomendação de ontem eu já estava usando”.

Professora Liliane Oliveira dos Santos conta que parou de usar a proteção assim que a obrigatoriedade cessou. (Foto: Paulo Francis)

Ali perto, na Escola Valdete Rosa da Silva, no Jardim Macaúbas, o diretor Fábio Luís Roque disse que deixou a critério dos profissionais o uso de máscara. “É pra quem sentir necessidade”, comentou. Segundo ele, os professores dos alunos menores, de até 6 anos, têm usado com mais frequência.

Professora de Educação Física lá, Ildianne Batista, de 27 anos, diz que não parou de usar as máscaras e que trauma no começo da pandemia de covid-19 a impediu de abandonar o hábito. “Acho essencial o uso e recomendo, principalmente porque estamos com surto de doenças respiratórias, né?”. Ela ficou 28 dias internada com covid em 2020 e desenvolveu pneumonia e trombose.

Em reunião on-line no último dia 11 de abril, o secretário de Saúde, Sandro Benites, e o de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, se reuniram com representantes das escolas e passaram a orientação do uso do item.

Em nota, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou que além da recomendação de uso de máscaras, também houve a orientação de uso e disponibilização de álcool em gel nas escolas, “bem como todos os cuidados para conter o contágio de doenças respiratórias entre alunos”.

CAMPO GRANDE NEWS. Profissionais de educação aprovam volta do uso de máscaras nas escolas. Disponível em:<https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/profissionais-de-educacao-aprovam-volta-do-uso-de-mascaras-nas-escolas>. Acesso em:13.Abr.2023.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *