Joana Darc contou como foi a participação da ativista no caso do Agenor com a capivara Filó
Na noite desta segunda-feira (8), o criador de conteúdo Agenor Tupinambá foi o convidado do terceiro episódio da quarta temporada do “Podcats”, um podcast comandado por Camila Loures e Lucas Guimarães. Além do influenciador, a Deputada Estadual Joana Darc também entrou na conversa e falou sobre assuntos muito importantes.
Agenor Tupinambá, recentemente, virou assunto nas redes sociais devido a um problema que se envolveu por causa de sua capivara de estimação, Filó. O jovem entrou em uma briga judicial com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a fim de lutar pela guarda do animal. Além de o órgão ter multado o tiktoker, também solicitou a apreensão da capivara e foi daí que partiu todo o alvoroço que se instalou na internet.
O influencer cria conteúdo com seu bicho de estimação já há alguns meses, e os internautas eram apaixonados pelas aventuras da dupla. Os vídeos de Agenor com sua “amiga” começaram a viralizar no início deste ano, mas ele cria conteúdo para a internet desde 2019. Seu trabalho na web sempre foi voltado para mostrar como é a rotina na fazenda onde mora e como é a cultura da sua região. Agenor mora em Autazes, no interior do Amazonas.
Sua história explodiu nas últimas semanas devido a uma situação bem triste que viveu. Após denúncias, o influenciador foi obrigado a devolver seu “animal de estimação” para um centro de cuidados. Além de ter que pagar uma multa no valor de 17 mil reais e apagar, de suas redes sociais, todo o conteúdo em que a capivara aparecia.
O momento em que Agenor estava a caminho para entregar Filó foi registrado e mexeu bastante com os internautas. O que acontece é que alguns animais silvestres não podem ser domesticados por causa de comportamentos considerados perigosos para os seres humanos. Após a entrega do animal, o criador de conteúdo ficou visivelmente abalado e deixou seus familiares, amigos, e até os internautas, preocupados.
Depois de muita luta e ajuda jurídica, Agenor recuperou a guarda de Filó, porém, ainda é temporário. O processo segue em andamento. E durante a entrevista no podcast, o jovem e a Deputada Estadual do Amazonas, Joana Darc, contaram mais detalhes do caso. Joana comprou a “briga” de Agenor e tem ajudado o influencer.
Ao serem perguntados sobre a participação da ativista Luisa Mell no caso, os dois não foram muito positivos em suas respostas. “No início do caso, na verdade quando viralizou, muita gente aproveitou para ajudar. Só que assim, a maioria das pessoas [falava]: ‘Ah, eu vou falar com o Ibama’; ‘Eu consigo uma reunião’; ‘Vai dar tudo certo’. E a gente se encheu de esperança, principalmente o Agenor. E aí, o que a gente percebeu? A maioria das pessoas procurava a gente para ajudar, políticos, enfim, pessoas influentes, mas era para ‘biscoitar, para aparecer no caso e dizer que estava ajudando. Porque, no fim das contas, só estamos nós dois até hoje. E as pessoas passaram’“, começou Joana Darc.
“E a Luisa, ela conseguiu uma reunião online do Ibama, mas depois a gente descobriu que o servidor nem estava autorizado pelo presidente do Ibama. Então, o acordo que ele fez com a gente, e que nos enganou, foi um acordo mentiroso e por isso que não foi cumprido. E depois o que me chateou bastante – eu respeito o posicionamento, mas eu achei que era totalmente desnecessário – foi a Luisa ter postado um vídeo tentando manchar a imagem dele. (…) Então, a Luisa entrou, mas, assim, ela mais atrapalhou o processo por conta desse vídeo, que as pessoas não vão ver se é verdade ou não, e é um vídeo totalmente fora do contexto“, contou a deputada. “A ajuda dela foi uma ajuda, mas uma facada por trás“, finalizou Agenor.
EM0FF. Deputada faz acusação séria contra Luisa Mell após polêmica com capivara. Disponível em:<https://emoff.meionorte.com/famosos/deputada-faz-acusacao-seria-contra-luisa-mell-apos-polemica-com-capivara/>. Acesso em: 08.Mai.2023.