Economia criativa pode ser encontrada em áreas como consumo, moda, publicidade, audiovisual, cultura, tecnologia, entre outras

Campo Grande recebe o projeto Curto Circuito, que fala sobre economia criativa para jovens em fase de primeiro emprego, na próxima sexta-feira (30). O evento gratuito acontece na Adote – Escola de Teatro, das 19h às 20h30.

O evento oferece oportunidade aos jovens de conhecer profissionais que atuam em uma das áreas da economia que mais vem se expandindo no Brasil.

O objetivo do projeto é criar um diálogo entre os profissionais da economia criativa e os jovens, a fim de que eles percebam as possibilidades e oportunidades que a área oferece. O vídeo do bate-papo ficará depois disponível no Canal do YouTube, neste link. O encontro é gratuito e aberto ao público.

Palestantres

O bate-papo conta com uma mediadora, um especialista em Economia Criativa e duas convidadas para falar sobre o tema “Viver a Arte”a atriz, escritora, teatróloga e diretora do Grupo Casa, Ligia Prieto, e a multiartista afro-brasileira e produtora cultural, Afro Queer.

Um dos objetivos do Curto Circuito é movimentar a Economia Criativa das cidades por onde passa, assim, todos os profissionais convidados são moradores da região. Essa decisão da curadoria comprova que há oportunidades de trabalho na Economia Criativa em todos os lugares do Brasil.

Oportunidades de emprego

Por ser uma atividade econômica onde a criatividade é o principal fator, os jovens encontram muitas oportunidades de empregos relacionadas às suas habilidades, até mesmo antes de uma formação tradicional.

Existem iniciativas de economia criativa em diversas áreas como: consumo, moda, publicidade, audiovisual, cultura, tecnologia, entre outras.

Turnê pelo Brasil

Em 2023, o projeto Curto Circuito atuou em diversas cidades brasileiras, realizando bate-papos e workshops sobre Produção Cultural e Economia Criativa com profissionais da área. O projeto passou pelas cidades de Quatá, Macatuba, Mauá, Sumaré (SP), Curitiba (PR), Recife (PE), e agora chega a Campo Grande.

Para se ter uma ideia da força do setor, em 2020, a economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) movimentou cerca de R$ 230,14 bilhões. O valor corresponde a 3,11% do PIB Nacional. Os dados foram divulgados pelo Observatório Itaú Cultural.

A terceira edição do projeto Curto Circuito é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento contará com intérprete de Libras.

MIDIAMAX. Campo Grande recebe evento nacional voltado para jovens no primeiro emprego. Disponível em:<https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2023/campo-grande-recebe-evento-nacional-voltado-para-jovens-no-primeiro-emprego/>. Acesso em: 28.Jun.2023.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *