Há mais de 40 dias o Estado não registra chuvas
Município de Mato Grosso do Sul voltou a aparecer na lista de cidades com menor umidade relativa do ar do Brasil. Desta vez, Água Clara, a 189 quilômetros de Campo Grande, ficou na ficou na 12ª posição das cidades com clima mais seco.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nas últimas 24 horas o índice de umidade em Água Clara foi de apenas 18%, considerado prejudicial à saúde. No mesmo período, a temperatura na cidade atingiu 34,4°C.
Durante a semana, foram repetidos os alertas meteorológicos emitidos para o Estado em razão do tempo seco. Por causa do clima, autoridades em saúde recomendam redobrar a ingestão de líquido e evitar exposição ao sol, especialmente nas horas mais quentes do dia.
Há 43 dias Mato Grosso do Sul enfrenta severa estiagem, sem registro de chuvas. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o período de seca deve ser quebrado por chuvas nas regiões sul e sudoeste. Entre os dias 1º e 8 de agosto, estão previstos acumulados que ultrapassam 40 milímetros.
MIDIAMAX. Mato Grosso do Sul volta a aparecer na lista de lugares com clima mais seco do País. Disponível em:<https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2023/mato-grosso-do-sul-volta-a-aparecer-na-lista-de-lugares-com-clima-mais-seco-do-pais/>. Acesso em: 27.Jul.2023.