O governador Eduardo Riedel (PSDB) está finalizando a distribuição para mudança na Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC), a chamada supersecretaria do Governo do Estado.
A informação inicial é de que a secretaria será recortada e as fundações, de Cultura, Turismo e Esporte ficarão subordinadas à Secretaria de Governo, hoje comandada pelo deputado estadual licenciado, Pedro Caravina (PSDB).
Na mudança na supersecretaria, o atual comandante da pasta, Marcelo Miranda, terá o poder reduzido. Por enquanto, o planejamento é para que ele fique apenas com a Fundação de Cultura, justamente o motivo de desavença dele com o ex-diretor da fundação, Max Freitas.
Marcelo e Max não se entenderam, o que levou ao pedido de demissão de Max. Com a saída, Marcelo acumulou a função de secretário e diretor da fundação. Agora, ficará apenas com a fundação que gerou discórdia.
O principal motivo foi a intromissão na fundação, que assim como Turismo e Esporte, tem recurso próprio, o que gera desconforto entre diretores e secretário. Max, por exemplo, discordava de decisões de Marcelo Miranda, mas precisava assinar, já que era o diretor. Com a mudança, os diretores de fundações estarão subordinados à Secretaria de Governo.
A previsão é de que seja criada a Secretaria de Cidadania, que será comandada pela adjunta da Setescc, Viviane Luiza. Ela será a responsável por coordenar todas as oito subsecretarias que integram a pasta: Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Igualdade Racial; Povos Originários; Juventude; LGBTQIA+; Pessoas com Deficiência; Pessoas Idosas e Assuntos Comunitários.
PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Secretário ficará com fundação que queria, mas perderá supersecretaria. Disponível em:<https://investigams.com.br/2023/07/29/secretario-ficara-com-fundacao-que-queria-mas-perdera-supersecretaria/>. Acesso em: 29.Jul.2023.