Premiação avalia projetos realizados por órgãos públicos que promovem a caminhabilidade urbana

Campo Grande fica entre os três finalistas do Prêmio Cidade Caminhável, promovido pelo Instituto Caminhabilidade, com o apoio da organização internacional Walk 21. O prêmio tem como objetivo avaliar iniciativas e projetos realizados por órgãos públicos que promovem a caminhabilidade urbana.

Na categoria Cidades Grandes, destinada a municípios com mais de 800 mil habitantes, Campo Grande, por meio do projeto Reviva Campo Grande, conquistou a terceira colocação. A edição de 2023 do prêmio contou com a participação de 17 cidades de sete estados, totalizando 32 inscrições.

Nesta edição, o projeto Reviva Campo Grande foi submetido a uma análise criteriosa em diversos aspectos, que inclui a caminhabilidade, o impacto, a participação social, a colaboração e a inovação.

De acordo com a comissão técnica Prêmio Cidade Caminhável, a aprovação dos cidadãos também foi considerada. “[O projeto] se destacou pela avaliação dos resultados, que indicou que 93% da população e 93% dos comerciantes avaliaram positivamente as mudanças”, afirmam em relatório da premiação.

O Prêmio Cidade Caminhável também reconheceu outros projetos exemplares. Entre eles, destacam-se o Parque Urbano da Lagoa da Fazenda, de Sobral (CE), que promoveu a requalificação de uma área de mais de 175 mil m², e o projeto Ruas de Brincar, de Jundiaí (SP), que convida a população a abrir trechos de ruas para atividades recreativas aos domingos e feriados.

Requalificação – Iniciado em 2017, o Reviva Campo Grande teve as primeiras obras para requalificação completa da Rua 14 de Julho entre 2018 e 2019. As obras de requalificação do entorno da rua 14 de Julho, denominada de microcentro, iniciaram em 2021 e foram concluídas em 2022. Neste período também foram realizadas as obras de corredor de transporte público no centro.

Segundo a coordenadora do Programa Reviva Campo Grande e subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, a requalificação da rua 14 de Julho priorizou a mobilidade ativa e a caminhabilidade como principais benefícios para a população.

“A implantação do programa proporcionou uma das maiores extensões de calçadas padronizadas e acessíveis, com instalação de piso tátil direcional e de alerta, além de outros mecanismos, em relação a demais projetos de requalificação. Isso reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas”, explica Catiana.

CAMPO GRANDE NEWS. Campo Grande conquista 3° lugar em prêmio Cidade Caminhável. Disponível em:<https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/campo-grande-conquista-3-lugar-em-premio-cidade-caminhavel>. Acesso em: 08.Ago.2023

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *