Prova estava marcada para a “semana do saco cheio”, mas foi adiada para o fim de outubro; inscrições seguem abertas
Após diversas reclamações de candidatos, a Prefeitura de Campo Grande mudou a data do processo seletivo simplificado para professores temporários da Rede Municipal de Ensino.
Inicialmente, a prova estava marcada para o dia 8 de outubro e, agora, ficou para o dia 29 de outubro. A errata, com a nova data, foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (11).
As inscrições do processo seletivo seguem abertas até o dia 15 de setembro.
Conforme reportagem do Correio do Estado, a data inicial gerou reclamações de candidatos devido ao dia 8 de outubro ser um domingo que faz parte da chamada semana do saco cheio. Na semana, há os feriados dos dias 11 e 12, que celebram à criação de Mato Grosso do Sul e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, respectivamente.
Tradicionalmente, nesta semana não há aulas nas escolas e muitas pessoas que trabalham na área da educação costumam aproveitar o feriadão para viajar, se programando com antecedência. Desta forma, há professores que se inscreveram ou desejam se inscrever para o processo seletivo que já estavam com viagem programada há muitos meses.
O presidente do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP-MS) informou que, devido ao grande número de reclamações de interessados no concurso sobre a data, uma reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Educação (Semed) para pedir por uma nova data para realização da prova.
A solicitação foi atendida pelo Executivo Municipal, que adiou a prova para o último domingo de outubro.
Conforme a errata publicada no Diário Oficial, com a alteração da data, foram consequentemente alteradas também as demais fases previstas no cronograma, como prazo para recurso, divulgação e homologação do resultado, entre outros.
O edital completo, com as erratas, está disponível no Diogrande nº 7.194, desta segunda-feira e também no site da organizadora do processo, a Fapec.
A classificação definitiva e homologação do resultado está prevista para o dia 27 de dezembro.
Inscrição
As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas até o dia 15 de setembro de 2023, pela internet, no site https://concurso.fapec.org.
No endereço, além do formulário de inscrição, também está disponível o edital completo do processo seletivo.
O candidato deve clicar na aba ‘inscrições’, selecionar o componente curricular ou etapa de ensino pretendido, conforme a formação acadêmica, e preencher a ficha de inscrição.
O processo seletivo é composto de três etapas, sendo a inscrição online, de caráter eliminatório; avaliação escrita, de caráter eliminatório, e prova de títulos, de caráter classificatório.
O processo seletivo terá validade de um ano, contados da data de publicação da homologação do resultado final, e poderá ser prorrogado por igual período.
Os profissionais selecionados irão compor o banco de cadastro de professores temporários da Reme, para atender às demandas e necessidades da Secretaria Municipal de Educação.
Para participar, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:
- ser brasileiro nato ou naturalizado;
- ter no mínimo 18 anos de idade completos;
- ter cumprido as obrigações e encargos militares previstos em lei, se homem;
- não ter sofrido nenhum tipo de condenação criminal transitada em julgado, em
- nenhuma esfera judicial nos últimos cinco anos;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- possuir curso de licenciatura plena ou normal superior, de acordo com o componente
- curricular ou a etapa de ensino para a qual se inscreveu, quando convocado para assumir
- aulas temporárias.
CORREIO DO ESTADO. Após reclamações de candidatos, prefeitura muda data de concurso para professor. Disponível em:<https://correiodoestado.com.br/cidades/apos-reclamacoes-de-candidatos-prefeitura-muda-data-de-concurso-para/419943/>. Acesso em: 11.Set.2023