Israel bombardeia a Faixa de Gaza em resposta aos ataque do Hamas

A rápida escalada da violência após ataques terroristas do grupo extremista islâmico Hamas contra civis e militares israelenses, nesse sábado (7), é o assunto de maior preocupação mundial no momento.

Ex-ministra de agricultura e senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP) destacou que, na Presidência do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil convocou reunião de emergência para tratar a situação e apontou a importância do País na missão de pacificação.

“A guerra ao terrorismo já foi declarada por Israel. Mas é preciso encontrar meios de proteger a população civil. Centenas de homens, mulheres, idosos e crianças já morreram, dos dois lados. Mais uma guerra longa e sangrenta se desenha, segundo os analistas. O Brasil pode e deve ajudar na busca da paz”, publicou no X, antigo Twitter.

Israel bombardeia a Faixa de Gaza em resposta aos ataques. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu declarou guerra aos palestinos e liderou ataques aéreos.

O Hamas reagiu lançando mais foguetes em direção a Israel ao longo da noite. Os terroristas também sequestraram dezenas de reféns israelenses, tanto militares quanto civis, e os levaram para “túneis da resistência”, provavelmente para tentar uma vantagem estratégica contra o poderio militar do oponente.

A reunião do conselho será realizada na tarde deste domingo (8), em Nova York, segundo o site Metrópoles. O Brasil condenou os ataques do Hamas e alegou que “não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis”. Também solicitou que os envolvidos exerçam “máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação”.

No mês de outubro, a presidência rotativa do grupo é do Brasil, que ocupa uma das 10 vagas para membros não permanentes do Conselho. A entidade pode aprovar um pronunciamento contra o conflito e pedir negociações de paz, porém tem pouco poder prático. 

Ele é composto por cinco membros permanentes e com poder de veto: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Outros 10 países fazem parte do Conselho de forma temporária, com mandato de dois anos: Brasil, Albânia, Equador, Emirados Árabes, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique e Suíça.

TOPMIDIA NEWS. Reunião de emergência da ONU: ‘Brasil pode e deve ajudar na busca da paz’, diz Tereza Cristina. Disponível em:<https://www.topmidianews.com.br/politica/reuniao-de-emergencia-da-onu-brasil-pode-e-deve-ajudar-na-busca-da/191847/>. Acesso em: 08.Out.2023

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *