Focada no modelo de Cidade Inteligente e com o objetivo de apresentar uma nova forma de compreender desafios e estabelecer soluções viáveis e efetivas nas diversas áreas da Gestão Pública, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), está realizando o primeiro curso de “Design Thinking”.
De acordo com o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso, o curso realizado para os servidores é extremamente importante, ao ponto de estabelecer uma mudança de cultura, mais propositiva e mais focada nas necessidades do público-alvo de cada seguimento interno e externo da prefeitura. “Todo servidor que atua diretamente com a população deve buscar soluções melhores e mais viáveis para o atendimento e satisfação das demandas dos cidadãos. Haja vista que o curso pretende desenvolver o foco no usuário, cliente e cidadão”.
No total, 40 servidores de 20 órgãos estão participando do curso, incluindo a Funsat, Planurb, IMPCG, Sectur, Agetec, EMHA, Gapre, Funesp, Procon, SAS, Sefin, Semadur, Semed, Sesau, Sisep, Suasc, Subea, CGM, Seges e Sugepe.
O estudo faz parte do projeto de desenvolvimento de ações de extensão na modalidade curso, aplicado a Smart Cities, para o desenvolvimento tecnológico e de inovação do Município de Campo Grande. “O Design Thinking é voltado para a Smart Cities dentro do Projeto Pró-Cidades, onde temos o Parque Tecnológico, fibra em todas as unidades de saúde, criação da Central de Tecnologia e temos também essas capacitações e cursos, que serão realizados ao longo desses próximos anos. O primeiro é o Design Thinking, uma ideia bem bacana relacionada a essa área de projetos”, explica o diretor-presidente da Agetec.
O curso está sendo realizado com o investimento de um convênio assinado entre a prefeitura e os parceiros, para proporcionar melhoria nos produtos e serviços oferecidos e também na redução de custos, através de soluções criativas e flexíveis que podem e devem sempre evoluir.
O Design Thinking é uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários. O grande objetivo do Design Thinking é converter dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a sua empresa.
Serviço:
Conteúdo: Conceitos básicos do Design Thinking; O pensamento de Design; Metodologia; Foco no Cliente; Estudos de Casos Práticos; Aplicação de Ideação; Construindo Protótipos; Abordagem Lean; Strategic Storytelling e Desenvolvendo Produtos.
Professor: Rafael Domingos Ledesma de Nadai
Data : outubro a dezembro de 2023, com aulas presenciais nas segundas e quartas, das 7h30 às 9h30.
Local: Casa da Ciência – UFMS – prédio situado no estacionamento do Teatro Glauce Rocha.
Carga horária: 80 horas
Total de semanas por curso: 12 semanas
Carga Horária Semanal: 6 horas semanais, divididas em 2 aulas presenciais com duração de 2 horas cada, acrescido de 2 horas de atividades online-EaD, via AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, por semana.
Metodologia: As aulas presenciais serão expositivas acrescidas de oficinas práticas, em sala de aula equipada com projetor e quadro. As atividades online serão oferecidas no modelo assíncrono, mediante postagens de vídeos e materiais de apoio que complementam o conteúdo semanal e serão validadas por meio de questionários semanais, via AVA, para acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos.
Controle de Frequência: Haverá controle de frequência nas aulas presenciais. A carga horária das atividades online será considerada cumprida pelo estudante que submeter pelo AVA a atividade semanal dentro do prazo estabelecido pelo instrutor. O desempenho do estudante que tiver carga horária cumprida inferior a 75% será considerado INSATISFATÓRIO, independentemente da sua média de aproveitamento.
Metodologia de Avaliação de Desempenho: Cada atividade proposta pelo instrutor será corrigida e gerará uma nota de 0 a 10,0. As atividades online devem ser propostas semanalmente, podendo incluir uma avaliação final ao final do curso, a critério do instrutor.
A média de aproveitamento do estudante será a média aritmética de todas as atividades oferecidas. O desempenho do estudante será considerado SATISFATÓRIO se a sua média final for maior ou igual (6,0) e será considerado INSATISFATÓRIO caso contrário.