O Botafogo corre o risco de se juntar a outros quatro clubes que viraram o turno na liderança e deixaram escapar o título desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, em 2003.
Nas 20 edições realizadas até aqui, em apenas cinco delas o campeão do primeiro turno não terminou o campeonato com o título brasileiro: Grêmio (2008), Internacional (2009), Atlético-MG (2012) e São Paulo (2018 e 2020).
Depois de virar o turno na liderança, com 13 pontos a mais que o vice-líder Grêmio, o Botafogo caiu muito de produção e, sem vencer há seis partidas — quatro derrotas e dois empates —, agora está na segunda colocação, com 60 pontos, a dois do líder Palmeiras.
Mesmo assim, o Fogão ainda depende apenas de si para ser campeão brasileiro depois de 28 anos. Isso porque tem um jogo a menos que o Palmeiras — contra o Fortaleza, na Arena Castelão.
Além do Leão do Pici, o Botafogo tem os seguintes adversários pela frente: Santos (casa), Coritiba (fora), Cruzeiro (casa) e Internacional (fora).
Na última tentativa de fazer o time reagir dentro de campo, a diretoria do Botafogo acertou com Tiago Nunes para substituir Lúcio Flávio na reta final do Brasileirão. O ex-treinador de Athletico-PR, Corinthians e Grêmio será anunciado nesta terça-feira (14).
Fonte: R7