Garça Branca Grande foi entregue nesta quinta-feira, durante celebração municipal

Moradores e turistas que visitam a cidade de Rio Verde de Mato Grosso (MS) – distante 200 km de Campo Grande, receberam oficialmente nesta quinta-feira (14) um presente, com a inauguração da revitalização da obra Garça Branca Grande, localizada na Praça das Américas.

Assinada pelo artista plástico Cleir, a escultura de 25 metros foi construída em 2010 e revitalizada entre 2022 e 2023, com entrega da obra integrando as atividades em comemoração dos 70 anos do município que atualmente conta com aproximadamente 21 mil habitantes.

Mais moderna, a obra passou por ampliação e recebeu novos elementos, sempre respeitando a fauna sul-mato-grossense como grande inspiração. Cleir inclusive, tem relação de afeto e lembranças da infância que passou na região. “Rio Verde é parte da família. Meu bisavô ajudou a desbravar a região e meus avós e pais nasceram nesse lugar encantador. Vivi momentos felizes aqui, já que meu pai tem propriedade na cidade. Tenho carinho especial por esse pedaço de nosso Estado e foi uma grande experiência. Parabenizo a Prefeitura pela atenção à arte e cultura com esse estímulo ao turismo e valorização do patrimônio”, destacou Cleir.

Algumas mudanças foram inseridas na revitalização para tornar a obra ainda mais realista, como um vidro espelhado que reflete o céu, aumentando a imagem de amplitude, remetendo ao horizonte, o espelho d’água e a iluminação amarela, que à noite exalta ainda mais a beleza da ave. “Percebemos o quanto os moradores e turistas vinham até a garça para tirar fotos e contemplar. A obra já existia, mas precisava de manutenção e por isso convidamos o Cleir, esse artista excepcional para revitalizar o espaço, que vem como um presente para a nossa população”, relatou o prefeito do município, Réus Fornari.

Além da beleza, a obra é funcional e o prédio acoplado será futuramente, um espaço de atendimento ao turista e apoio à cultura local.

Entre as moradoras ansiosas pela revitalização está a aposentada Vilma Sato, fã declarada do trabalho de Cleir. “Valorização da cidade. Esse é o principal benefício para nós, que somos presenteados com essa beleza e talento do Cleir e também porque fortalece nosso turismo que já tem tantas belezas naturais”, afirma.   

Sobre a ave – A Garça Branca Grande, inspiração de Cleir para a obra é uma ave da ordem Pelecaniformes e mede aproximadamente 90 centímetros, podendo pesar até um quilo e meio. Entre suas principais características estão o pescoço e pernas longos. Em geral, habita áreas próximas a rios, lagos, praias e manguezais. Estas aves vivem em regiões tropicais e subtropicais de todos os continentes, exceto a Antártida, e se alimentam basicamente de peixes, pequenos anfíbios, crustáceos e outras espécies de animais aquáticos de pequeno porte.

A revitalização e ampliação são realizadas pela Prefeitura Municipal de Rio Verde, em parceria com o artista plástico Cleir, por meio da Canindé Produção Cultural.

Sobre o artista – Autodidata, Cleir registra mais de 30 anos de carreira. Começou a pintar aos 18 anos com influência hiper-realista, onde ele retrata em suas obras temas regionais e ecológicos, principalmente a natureza pantaneira, presente em quase toda sua arte.

Com obras em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Bonito, Bodoquena, Rio Verde do MT, Corumbá, Bataguassu, Ladário e na cidade de Arapongas, no Paraná, seu trabalho é desenvolvido por meio da Canindé Produção Cultural.  

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *