Um navio cargueiro com bandeira de Malta foi atingido por um míssil enquanto navegava para o norte do Mar Vermelho, nesta terça-feira (16).
Uma empresa de segurança e duas fontes do Ministério da Marinha da Grécia disseram à Reuters que a embarcação estava a 76 milhas náuticas (cerca de 140 km) do porto de Saleef, na costa do Iêmen.
A embarcação graneleira “Zografia”, de propriedade grega, viajava do Vietnã para Israel com 24 tripulantes a bordo e estava vazio quando foi atacado, disse uma das fontes gregas.
“Não houve feridos, apenas danos materiais”, acrescentou a fonte.
A empresa britânica de segurança marítima Ambrey mencionou o ataque em uma nota consultiva nesta terça-feira.
O Centro de Vigilância das Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO, na sigla em inglês) também disse ter recebido um relatório de um incidente a cerca de 100 milhas náuticas (cerca de 185 km) a noroeste de Saleef.
Os Houthis, alinhados com o Irã, ameaçam expandir o leque de alvos dos seus ataques no Mar Vermelho – que dizem ser uma resposta ao bombardeamento de Gaza por Israel – para incluir navios dos EUA em resposta aos ataques americanos e britânicos em locais no Iémen.
Foi observado que o navio graneleiro mudou de rumo para bombordo.
Os ataques dos Houthis a navios na região desde novembro afetam o comércio internacional e alarmam as grandes potências.
Além de perturbar as cadeias de abastecimento, há receios de que os ataques possam tornar mais difícil a manutenção do controle da inflação global.
Fonte: CNN Brasil