O Equador pediu apoio aos Estados Unidos e a outras nações ao redor do mundo após o aumento da violência no país, que vai desde o ataque
“Cerca de 35% das drogas que saem do Equador vão para os Estados Unidos, e outra porcentagem semelhante para a Europa. É por isso que devemos tratar isto como um problema internacional”, acrescentou.
“Tenho certeza de que podemos vencer esta guerra. Tenho a certeza de que podemos restaurar a paz e restaurar a estabilidade em um país que possui todos os recursos naturais, que tem uma economia dolarizada estável e que podemos gerar emprego e atrair investimentos em um futuro próximo”, destacou o chefe de Estado.
Amanpour perguntou ao presidente equatoriano sobre os mais de 40 prisioneiros que escaparam da prisão no norte do Equador nos últimos dias. Noboa disse que sua equipe está trabalhando de “maneira ordenada” para resolver o problema, depois de ter libertado 270 reféns.
“Restauramos a estabilidade nas prisões neste momento”, ressaltou Noboa, acrescentando que “o exército e a polícia estão trabalhando juntos e toda a nação está unida para eliminar esta ameaça”.
“As pessoas querem paz. As pessoas querem poder andar livremente na rua, ter o seu próprio negócio, ter estabilidade para que os filhos possam ir aos parques, ir à escola e também à universidade”, colocou.
“Acho que nossa operação está sendo bem-sucedida neste momento. Estamos progredindo e tenho certeza de que no final conseguiremos uma vitória completa”, finalizou.
Fonte: CNN Brasil