Em Deir al-Balah, no centro de Gaza, palestinos moradores de Gaza deslocados construíram uma tenda com latas de comida vazias para servir como símbolo da vida durante a guerra e como uma “mensagem” para o mundo exterior.
Dalia al-Afifi, uma palestina deslocada da Cidade de Gaza e integrante do grupo de pessoas por trás da ideia, disse que latas de ajuda alimentar para os habitantes de Gaza foram usadas para construir a tenda que ela espera que sirva como ponto de encontro para muitos e como abrigo temporário para aqueles que precisam.
Latas de feijão, carne e homus foram cimentadas verticalmente para construir as paredes e equipadas com telhado de palha e porta de madeira.
O interior do abrigo é decorado com imagens que “contam uma história”, disse al-Afifi.
“Decidimos nos reunir em equipe, para pensarmos juntos em voz alta, apresentarmos as nossas iniciativas e projetos, e lançarmos os nossos eventos e iniciativas a partir desta tenda”, disse Afifi.
“Também podemos acolher qualquer um dos nossos irmãos deslocados do norte, se vierem mais tarde, podemos hospedá-los por um dia ou dois até encontrarmos um lugar para eles”, completou.
A guerra em Gaza foi desencadeada em 7 de outubro, quando combatentes do Hamas invadiram Israel, matando 1.200 pessoas e fazendo 253 reféns, de acordo com os registros israelenses.
A ofensiva terrestre e aérea de Israel desde então matou pelo menos 33.545 pessoas, segundo as autoridades de saúde em Gaza controlada pelo Hamas, e deslocou a maior parte dos 2,3 milhões de habitantes do enclave.
Com quase todas as importações comerciais de alimentos interrompidas, a maioria dos residentes de Gaza estão agora inteiramente dependentes da ajuda alimentar – muitas vezes constituída por alimentos enlatados.
Fonte: CNN Brasil