Um adolescente foi morto a tiros em uma escola que fica localizada na comunidade do Gereba, no bairro Jangurussu, em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (23). O caso aconteceu na EMEF Delma Herminia da Silva Pereira, por volta das 7h.

Conforme apurado no local, o adolescente foi até a escola deixar a irmã, que estuda na instituição de ensino, durante o horário de entrada dos alunos. Nesse momento, foi surpreendido pelo atirador, sendo baleado do lado de fora. Ele então tentou fugir e correu para dentro da escola, mas foi alcançado e morto, atingido com vários tiros na cabeça.

Adolescente é morto em escola de Fortaleza

A vítima foi identificada como Manoel Veríssimo da Silva, de 16 anos de idade. Ele era morador da comunidade do Gereba, onde a instituição de ensino fica localizada. Conforme relatos, ele foi expulso da escola após se envolver em brigas com outro ex-aluno, da comunidade da Mana, nas proximidades. Segundo a polícia, ambos são integrantes de facções criminosas.

Com a desavença, o pai do desafeto de Manoel o ameaçava de morte. O homem, com isso, é tido pelas forças de segurança como o principal suspeito, até o presente momento.

Após a ocorrência, as aulas foram suspensas na unidade de ensino.

Secretaria de Segurança

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas para o atendimento da ocorrência. As investigações seguem a cargo da 7ª Delegacia do DHPP da Polícia Civil.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o (85)3257-4807, número do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Secretaria da Educação

Sobre o caso, a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) afirma que está seguindo rigorosamente todos os protocolos previstos para o atendimento da comunidade escolar. Logo após o ocorrido, foram acionadas a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), além da equipe de Mediação Escolar da SME. As aulas da Escola Delma Hermínia da Silva Pereira, no bairro Passaré, foram suspensas na manhã desta terça-feira (23).

“A SME está empenhada em promover a prevenção e o acolhimento de estudantes diante de situações de violência, como parte de uma política pública municipal integrada. Esta política abrange diversas áreas, incluindo juventude, educação, direitos humanos, saúde e outras frentes de atuação”, pontua a Secretaria. “Como parte desta política, a SME trabalha com a metodologia do Acesso Mais Seguro (AMS), desenvolvida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O objetivo é mitigar situações referentes aos conflitos territoriais armados”, continua.

A SME pontua também que essas unidades escolares implementam o programa por meio de oficinas de Acesso Mais Seguro com a formação do Grupo de Tomada de Decisão, desenvolvimento do plano de contingência e monitoramento da classificação diária de risco.

Fonte: R7/GCMais

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *