O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica revelou, nesta segunda-feira (29), que foi diagnosticado com um tumor de esôfago. Em coletiva de imprensa, ele afirmou que continuará militando, mas não deu detalhes de como será seu tratamento.

Mujica, que tem 88 anos, contou que foi diagnosticado quando foi fazer um check-up na última sexta (26). “É duplamente complexo no meu caso porque padeço de uma doença imunológica há mais de 20 anos que me afetou, entre outras coisas, os rins, o que cria óbvias dificuldades para quimioterapia e cirurgia. Tudo isso está sendo avaliado”, explicou.

“Vou continuar militando com meus companheiros, fiel à minha maneira de pensar e entretido com meus legumes, com minhas galinhas”, garantiu, afirmando que enquanto aguentar estará em atividade. “Quero transmitir para as meninas e meninos do nosso país que a vida é linda e se desgasta (…) não tem sentido que a sacrifiquem por estupidezes”, disse ele, complementando que é preciso transformar a raiva em esperança e “voltar a começar cada vez que se cai”.

“Não sou médico, não tenho ideia do que vão fazer. De medicina não me perguntem nada”, disse Mujica aos jornalistas.

Mujica, do partido esquerdista Frente Ampla, presidiu o Uruguai entre 2010 e 2015. Após deixar o poder, ele se desempenhou como senador até 2020.

Nos anos 1970, Mujica foi guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros e foi preso de 1972 a 1984.

Seu estilo pouco afeito a luxos durante a presidência o tornou conhecido e admirado ao redor do mundo.

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *