Com inovações tecnológicas e destaque para o agronegócio, começou nesta terça-feira (21), em Maracaju, o Showtec 2024, um dos maiores eventos do agro de Mato Grosso do Sul. Organizado pela Fundação MS, a agenda segue até o dia 23, com 160 expositores, painéis, e ampla programação do Senar/MS voltada a produtores rurais.

Na abertura, realizada nesta manhã, foram apresentados os dados da safra de soja 2023/2024. Segundo os dados do Siga-MS, divulgado pela Famasul e Aprosoja/MS, a queda é de mais de 21% na produtividade, com 48,84 sc/ha. A produção resultante foi de 12,3 milhões de toneladas, uma retração de 17,7%.

Diante desses números trazidos presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, ressaltou a importância da agenda para o avanço do setor. “Fomos a primeira Federação do país, juntamente com o Governo do Estado, que procurou o Ministério da Agricultura e Pecuária, alertando esse problema. Em anos desafiadores com esse, é que precisamos de eventos como o Showtec, que apresenta novas tecnologias para que os produtores possam aplicar em seus negócios. Dessa forma, é possível evoluir, produzindo mais e melhor e com sustentabilidade.”, pontuou.

Frederico Stella também destacou as contribuições do Senar/MS para o agronegócio. “Em 2023 foram quase dez mil propriedades atendidas pela ATeG. Muitas vezes, o produtor sabe trabalhar muito bem em sua propriedade, mas às vezes, um olhar técnico e detalhado pode fazer toda a diferença no gerenciamento e nos resultados. Estamos aqui para atender vocês”.

Em seu discurso, o governador de MS, Eduardo Riedel, destacou as ações desenvolvidas pelo Sistema Famasul em prol dos produtores rurais. “Quero aqui saudar, em nome do presidente Marcelo Bertoni e de Frederico Stella, o trabalho real, confiável e extremamente importante que é realizado pela Famasul junto aos sindicatos rurais”.

Estiveram presentes o anfitrião e presidente da Fundação MS, Daniel Franco Pereira; o prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, o vice-presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi; o secretário da Semadesc; o superintendente da SFA/MS, José Antônio Roldão, o deputado estadual Renato Câmara, o presidente da OCB/MS, Celso Régis, entre outras autoridades.

Em sua abertura, o Showtec contou com a presença dos presidentes de sindicatos rurais: Paulo Stefanello, de Sidrolândia; Cláudio Pradella, de Douradina; Murilo Francisco, de Anaurilândia; além de membros da diretoria e ex-presidentes de diversos Sindicatos Rurais de MS.

Encontro de Jovens da Agropecuária – Dando continuidade à programação da tarde, o Showtec contou com o 27º Encontro Jovens da Agropecuária, realizado pela Comissão Famasul Jovem. Neste ano, o tema foi “Inovação no Campo: Desafios da Agricultura e Tendências Tecnológicas”. O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, esteve presente.

“Nós geramos dados o tempo todo, com internet. Mas interpretar e obter resultados no nosso negócio e o grande desafio. E sem dúvidas os jovens têm essa capacidade.”, destacou, Galvan.

“Este encontro é uma oportunidade de trazer realmente o que os jovens e a nova geração têm visto dentro de inovação e tecnologias”, o presidente da Famasul Jovem, Lucas Ingold.

O Sistema Famasul conta com estande institucional durante os três dias de evento, das 8h às 17h, além de palestras que tratam temas como a assistência técnica em grãos, ESG, depósito de defensivos e embalagens.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *