A Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) abriu chamamento público para selecionar OSC (Organizações da Sociedade Civil) interessadas em oferecer serviço de castração de cães e gatos sem limite de peso. A Prefeitura de Campo Grande prevê investir R$ 250 mil durante um ano.

O edital prevê castração, independentemente do local, ou seja, dentro do perímetro urbano da cidade. Os animais deverão ser encaminhados para uma clínica médica veterinária capacitada que será escolhida pela OSC, onde serão realizadas cirurgias por meio de técnica minimamente invasiva, bem como os procedimentos de identificação e vacinação dos animais.

Os animais deverão ser microchipados e receber a vacina antirrábica. Os animais que forem candidatos para a castração, deverão ser avaliados antes da cirurgia pela clínica escolhida no plano de trabalho da OSC e gerar um atestado de aptidão para confirmar que, o animal está em boas condições de saúde para passar pela cirurgia de castração, tal documento deverá ser entregue junto com os relatórios mensais.

Os gatos que não possuem tutor e forem beneficiados pelo projeto, poderão ter a ponta da orelha esquerda/direita cortada por meio de um bisturi elétrico, para identificar que o animal foi devidamente castrado, microchipado e vacinado. O edital especifica as técnicas que devem ser usadas nos procedimentos cirurgicos.

Microchip – Os tutores dos animais que participarem do projeto da OSC terão que realizar o cadastro do microchip no site www.animalltag.net. Quanto aos cães e gatos de vida livre, a obrigação será da OSC protetora.

Fonte: Campo Grande News

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *