O portal norte-americano IndieWire, especializado em cinema e séries de TV, elencou os 100 melhores filmes dos anos 2000. Segundo o site, os títulos da lista definiram a primeira década do século 21.

Um filme brasileiro entrou no ranking: “Jogo de Cena” (2007), de Eduardo Coutinho. A produção é um documentário, onde 83 mulheres contam sua história, entre elas, Andréa Beltrão e Fernanda Torres. O título está na 66º lugar.

Nomes como Agnès Varda, Baz Luhrmann, Bong Joon Ho, David Fincher, David Lynch, Hayao Miyazaki, Quentin Tarantino, Pedro Almodóvar, Sofia Coppola, Spike Lee, Steven Spielberg, Wes Anderson, Wong Kar-Wai e mais compõem a lista.

Conheça abaixo os 10 melhores filmes da primeira década do século 21, segundo o IndieWire.

  • 1 – “A.I. Inteligência Artificial” (2001), de Steven Spielberg

David, o primeiro menino-robô programado para amar, é adotado por um funcionário da Cybertronics e sua esposa. No entanto, uma série de circunstâncias inesperadas dificulta a vida de David. Sem a total aceitação dos humanos ou das máquinas, o menino-robô embarca em uma jornada para descobrir seu verdadeiro mundo.

Elenco: Haley Joel Osment, Jude Law, Brendan Gleeson

  • 2 – “As Coisas Simples da Vida” (2000), de Edward Yang

Em Taipei, Jian, um homem de 40 anos, vai ao casamento do cunhado, onde reencontra sua namorada de infância, Sherry, enquanto sua filha Ting Ting vivencia sua primeira desilusão amorosa.

Elenco: Elaine Jin, Issey Ogata, Wu Nien-jen

  • 3 – “Cidades dos Sonhos” (2001), de David Lynch

Uma jovem atriz viaja para Hollywood e se vê emaranhada numa intriga secreta com uma mulher que escapou por pouco de ser assassinada, e que agora se encontra com amnésia devido a um acidente de carro. Seu mundo se torna um pesadelo e surreal.

Elenco: Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux

  • 4 – “2046 – Os Segredos do Amor” (2004), de Wong Kar Wai

Hospedado em um hotel em Hong Kong, o jornalista Mo Wan Chow escreve um livro de ficção científica sobre o futuro enquanto recorda seus relacionamentos do passado e se envolve com suas vizinhas de quarto.

Elenco: Tony Leung Chiu-Wai, Gong Li, Maggie Cheung

  • 5 – “35 Doses de Rum” (2008), de Claire Denis

Lionel, um viúvo, criou sozinho sua filha, Josephine, desde quando ela era jovem. Os dois se acostumaram a viver sozinhos. Mas, agora que Josephine está na faculdade, Lionel percebe que não ficarão isolados para sempre. Relutantemente, ele aceita o fato de que sua filha cresceu e um dia vai deixá-lo, quando seu vizinho Noe declara seus sentimentos à Josephine.

Elenco: Alex Descas, Grégoire Colin, Mati Diop

  • 6 – “Sangue Negro” (2007), de Paul Thomas Anderson

Falido, o minerador de prata Daniel Plainview decide começar vida nova e buscar a fortuna com o filho em local rico em petróleo, mas seus interesses entram em conflito com os do pastor Eli Sunday, a figura mais influente da cidade.

Elenco: Daniel Day-Lewis, Paul Dano, Dillon Freasier

  • 7 – “As Praias de Agnès” (2008), de Agnès Varda

Agnès Varda, a decana das cineastas francesas, compartilha seu início de carreira como fotógrafa de teatro e depois como diretora de cinema de vanguarda nos anos 1950. A artista mostra também o percurso como produtora independente, além da vida em comum com Jacques Demy, seu engajamento feminista, suas viagens, a vida em família e sua paixão por praias.

  • 8 – “Encontros e Desencontros” (2003), de Sofia Coppola

Sofrendo com o horário e estranhos em uma terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo. Em pouco tempo, encontram distração, fuga e compreensão um no outro entre as luzes de Tóquio.

Elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson

  • 9 – “O Que Resta do Tempo” (2009), de Elia Suleiman

Quatro episódios que marcaram a vida do diretor Elia Suleiman, entre 1948 até os dias atuais. Neles é reconstituído o cotidiano dos “árabes israelenses”, que optaram por permanecer em sua terra natal e, desta forma, passaram a integrar a minoria local.

Elenco: Saleh Bakri, Elia Suleiman, Ziad Bakri

  • 10 – “A Viagem de Chihiro” (2001), de Hayao Miyazaki

Chihiro, uma menina de 10 anos fica furiosa ao descobrir que vai se mudar para uma nova cidade com seus pais. No caminho para a novo local, a família se perde e encontra um mundo de criaturas estranhas que requerem coragem da garota para enfrentar desafios.

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *