A atriz indicada ao Oscar, Gena Rowlands, cuja carreira no cinema durou quase sete décadas, morreu aos 94 anos.
A notícia foi confirmada pelo escritório do agente Danny Greenberg, que representa o filho de Rowlands, Nick Cassavetes. Nenhum outro detalhe foi fornecido.
Rowlands era conhecida tanto por seu trabalho no cinema independente inicial ao lado de seu primeiro marido, o diretor John Cassavetes, quanto por títulos que agradaram ao público mais tarde em sua carreira, incluindo “Hope Floats” em 1998, ao lado de Sandra Bullock, e o filme de sucesso “The Notebook” em 2004.
Ela foi indicada a dois Oscars, por “A Woman Under the Influence” de 1974 e “Gloria” de 1980 — ambos dirigidos por John Cassavetes.
A atriz também recebeu um Oscar honorário em 2015, ao lado do diretor Spike Lee, como um reconhecimento de “conquista extraordinária ao longo da vida” no cinema, de acordo com o site da Academia.
Rowlands estava vivendo com Alzheimer nos últimos cinco anos, revelou Nick Cassavetes em uma conversa em junho com a Entertainment Weekly.
O filho refletiu sobre a interpretação de sua mãe no filme “The Notebook” enquanto a personagem que fez também lutava contra o Alzheimer.
“Eu fiz minha mãe interpretar a Allie mais velha, e passamos muito tempo falando sobre Alzheimer e querendo ser autênticos com isso, e agora, nos últimos cinco anos, ela teve Alzheimer”, Cassavetes disse à publicação.
“Ela está em demência total. E é tão louco — nós vivemos isso, ela atuou, e agora é por nossa conta.”, acrescentou.
Fonte: CNN Brasil