Chicago está lentamente voltando ao normal depois de uma semana frenética de postos de controle policial, cercas de segurança, cortes de trânsito e manifestações realizadas no calor da convenção democrata que coroou Kamala Harris como candidata presidencial. Enquanto o conclave se encerrava, a Gallup, principal empresa de pesquisas para medir a popularidade dos presidentes, divulgou uma pesquisa segundo a qual a passagem do bastão de Joe Biden para Kamala Harris teve um efeito calmante para ambos. Seus índices de aprovação dispararam, no caso do presidente, devido à sua renúncia, e no do vice-presidente, devido à nomeação.

O trabalho de campo do inquérito decorre em grande parte antes da convenção desta semana, pelo que o efeito de quatro sessões de espectáculo político no horário nobre ainda não está reflectido. Mesmo assim, mede o terremoto que o novo cenário provocou na opinião pública.

A avaliação favorável dos americanos sobre Harris aumentou 13 pontos percentuais de junho a agosto, para 47%, com 93% dos democratas, 41% dos independentes e 5% dos republicanos tendo opiniões positivas sobre ela. O índice de aprovação do cargo do vice-presidente também é agora de 47%, um aumento de sete pontos em relação à leitura anterior, de dezembro de 2023.

A pesquisa foi realizada entre 1º e 20 de agosto e reflete plenamente o impacto do anúncio de Biden, em 21 de julho, de que estava desistindo de concorrer à reeleição e da subsequente designação de Harris como candidato com o apoio próximo de todo o partido. mudou completamente a dinâmica da campanha eleitoral.

Por sua vez, explica o Gallup, o índice de aprovação do cargo de Biden subiu sete pontos, para 43%, desde julho, quando ele estava no ponto mais baixo de sua presidência. É o maior desde agosto de 2022, quando estava em 44%. Apesar da melhoria significativa, o seu índice permanece abaixo do limite de 48%, que é o mais baixo registado na altura das eleições para um presidente que conseguiu ser reeleito.

A melhoria no índice de aprovação de Biden parece ser uma forma de aplauso pela sua decisão de renunciar à candidatura. O índice subiu oito pontos, para 89%, entre os democratas e seis pontos, para 37%, entre os independentes, enquanto a avaliação dos republicanos permanece praticamente inalterada, em 3%.

Quanto à opinião favorável do presidente, passou de 37% para 40%, mudança pouco significativa estatisticamente. Mas isso equivale praticamente aos 41% de Donald Trump . A opinião favorável do ex-presidente caiu cinco pontos desde junho, apesar da percepção inicial de que o ataque de julho e a sua reação ao mesmo poderiam gerar uma onda de apoio.

A reviravolta entre as opiniões favoráveis ​​de Harris e Trump é completa. De uma vantagem de 11 pontos para o ex-presidente, passou para uma diferença de seis a favor do vice-presidente. Embora o trabalho do Gallup não seja uma pesquisa eleitoral, ele reforça o que as pesquisas também vêm apontando, que mostram que o democrata superou o republicano na intenção de voto.

Fonte: El País

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *