Centenas de exames ocorrem até a próxima sexta-feira (27)

Mutirão para aplicação da prova prática – último estágio da obtenção da PPD (Permissão Para Dirigir) do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) – deverá por fim a maioria dos processos de habilitação abertos ainda antes da pandemia de Covid-19, que possibilitou a prorrogação de prazos.

Conforme o Detran-MS, somente no último sábado (21), o departamento realizou 300 exames na categoria B (carro). Até a próxima quinta-feira estão agendados 600 exames por dia (categoria B) e, na sexta-feira, será a vez das categorias A (moto) com 400 vagas e C, D e E (altas categorias) com 150 agendamentos. Já no sábado (28), serão mais de 300 exames práticos da categoria B. A média diária em situações normais é de 150 exames ao dia.

O prazo para conclusão dos processos de obtenção da PPD/habilitação encerram-se no próximo dia 31 para quem teve dilação de prazo em decorrência da pandemia. A partir desta data, portanto, quem não tiver concluído todas as etapas, deverá reiniciar o processo do zero

“Estamos fazendo um esforço grande para que as pessoas que estão na fase final do processo da primeira habilitação consiga agendar as aulas e fazer a prova, sem a necessidade de abrir um novo processo. É o maior número de provas práticas já disponibilizadas pelo Detran em apenas um dia”, finaliza Lina Zeinab, gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS.

Pandemia ‘represou’ busca pela primeira CNH e gerou crescimento de 63% em processos

As paralisações, adiamentos e interrupção de serviços durante a pandemia de Covid-19 afetaram a demanda pela obtenção da CNH. Com isso, o prazo foi prorrogado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), nos seguintes termos: quem iniciou o processo a partir do dia 1º de janeiro de 2024 continua com o prazo normal para concluir o processo, ou seja, os 12 meses a contar da data do protocolo.

Já quem abriu o processo entre 2019 e 2023 têm até 31 de dezembro para concluir. Segundo informação do Detran-MS no início deste mês, mais de 17,7 mil processos estavam agendados para conclusão até dia 31.

Com o fim do prazo, portanto, houve chuva de reclamações em decorrência da falta de vagas abertas para exames práticos, o que motivou o mutirão.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *