Secretário de Estado dos EUA defendeu duras sanções ao regime de Maduro e afirmou que os EUA não o reconhecem como presidente legítimo
![](https://destaque67.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-tela_7-2-2025_94339_www.cnnbrasil.com_.br_.jpeg)
O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, supervisionou na quinta-feira (6) a apreensão de um avião do governo venezuelano na República Dominicana.
Autoridades americanas “determinaram que há uma base para entrar com uma ação de confisco civil para recuperar a aeronave, com base em violações de sanções dos Estados Unidos, controles de exportação e lavagem de dinheiro”, afirmou o Departamento de Estado em um comunicado.
Rubio — na última parada de sua turnê latino-americana esta semana — observou um oficial do Departamento de Segurança Interna dos EUA afixar um mandado ao avião, apreendendo-o formalmente.
O avião estava passando por manutenção em um aeroporto de Santo Domingo.
O Departamento de Estado afirmou que membros de alto escalão do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro usaram a aeronave Dassault Falcon 200 para viajar para a Grécia, Turquia, Rússia, Nicarágua e Cuba.
Durante seu tempo como senador dos EUA, Rubio, filho de imigrantes cubanos, defendeu duras sanções ao regime de Maduro, um aliado do governo comunista cubano.
O novo secretário disse esta semana que o governo americano não reconhece Maduro como o líder legítimo da Venezuela.
No mês passado, o enviado do presidente dos EUA, Donald Trump, Richard Grenell, se encontrou com Maduro para conversas e saiu de Caracas com seis americanos que estavam detidos na Venezuela.
Ele também estava pressionando o governo venezuelano a aceitar seus cidadãos que os Estados Unidos querem deportar.