Presidente fez declaração um dia antes de se encontrar com o Rei Abdullah da Jordânia

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na segunda-feira (10) que pode suspender a ajuda à Jordânia e ao Egito caso os países não aceitem refugiados palestinos que estão sendo realocados de Gaza.

A declaração foi feita um dia antes do encontro entre o republicano e o Rei Abdullah da Jordânia, na Casa Branca, nesta terça-feira (11).

“Sim, talvez, claro, por que não?” Trump respondeu no Salão Oval quando perguntado se ele reteria a ajuda americana. “Se eles não aceitarem, eu reteria possivelmente a ajuda, sim.”

A proposta de Trump prevê que os países aceitem milhões de novos refugiados palestinos, enquanto o presidente fornece assistência americana à Jordânia e ao Egito.

O republicano tem buscado um “lugar permanente” na Jordânia e no Egito para os palestinos, embora os líderes dos dois países tenham rejeitado rapidamente o plano na semana passada.

O Egito, que está preocupado com um influxo de palestinos desestabilizando sua região do Sinai, afirmou no domingo (9) que convocará uma cúpula “emergencial” da Liga Árabe em 28 de fevereiro no Cairo para discutir “novos e perigosos desenvolvimentos” na questão palestina.

Os comentários do presidente foram feitos após a declaração do Hamas de que adiaria  libertação dos reféns deste sábado (15)  “até novo aviso”, acusando Israel de quebrar o acordo de cessar-fogo na segunda-feira (10).

“No que me diz respeito, se todos os reféns não forem devolvidos até sábado às 12 horas — acho que é um momento apropriado — eu diria, cancele e todas as apostas estão canceladas e deixe o inferno explodir”, disse o presidente a repórteres no Salão Oval.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *