Ação faz parte da campanha de conscientização dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Motoristas que estacionam em vagas exclusivas recebem “multa moral” durante uma ação para conscientização dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no estacionamento do Shopping de Campo Grande, na última quinta-feira (12)
A atividade integra a campanha “Essa vaga não é sua nem por um segundo”. A ação contou com equipes da SAS (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), com a SDHU (Superintendência de Políticas de Direitos Humanos) e do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência.
As equipes percorreram o estacionamento, encontrando veículos estacionados nas vagas reservadas a pessoas com deficiência ou idosos possuíam autorização para utilizá-las. A checagem era feita pelos guardas municipais, que analisavam se o cartão de estacionamento estava visível no painel dos carros.
Nos casos em que o documento não era apresentado, a verificação era realizada por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal, com a inserção da placa do veículo.
A credencial de estacionamento para pessoas com deficiência e para idosos pode ser vinculada eletronicamente à placa do veículo. Para isso, é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no celular. Com o app aberto, o usuário deve selecionar a opção “Vínculo da credencial a veículo” e, em seguida, “Vincular ao meu veículo”. Serão exibidos os automóveis registrados em nome do condutor, que poderá escolher aquele ao qual deseja associar a credencial.

34 motoristas irregulares
Em duas horas e meia de ação, cerca de 34 motoristas estacionados de maneira irregular nas vagas receberam as “multas morais”. Além disso, a equipe distribuiu panfletos e folders informativos nos para-brisas dos veículos, com orientações sobre a importância de respeitar os espaços reservados.
“Eu acho certíssima a ação, porque quando somos nós, os idosos, que paramos, queremos ser bem recebidos, com educação, pois é uma campanha de conscientização. Eu tenho o cartão, porém não costumo tirá-lo do carro. Como vi muitas vagas disponíveis, estacionei, mas acho que é necessário conscientizar, porque muitos jovens param nas vagas especiais e não refletem sobre esse comportamento errado. Então, isso é muito bom, muito válido”, disse a aposentada Gisele Pacheco.
“A blitz educativa foi uma oportunidade importante de conscientização sobre o respeito às vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos. Com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, aplicamos 34 notificações de ‘multa moral’, um gesto simbólico que reforça nosso compromisso com a inclusão e o direito de ir e vir de todos”, destacou Priscilla Justi, superintendente de Políticas de Direitos Humanos.
O próximo shopping a receber a ação será o Norte Sul Plaza, no dia 26 de junho.