Valentina foi picada no quintal de casa e não resistiu, mesmo após tomar 9 ampolas de soro

Valentina Macedo, de apenas 8 anos, faleceu no último domingo (3), após ser picada por um escorpião enquanto brincava com a irmã no quintal de casa, em Chapadão do Sul, a cerca de 300 km da Capital. A menina foi levada inicialmente ao hospital municipal e, devido à gravidade do quadro, transferida para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande, onde ficou internada na UTI, mas não resistiu.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, Valentina recebeu seis ampolas do soro antiescorpiônico ainda em Chapadão do Sul e, já em Campo Grande, mais três doses como reforço. Apesar do rápido atendimento e da adoção de todos os protocolos recomendados pela Secretaria Estadual de Saúde, a menina teve três paradas cardíacas no hospital e veio a óbito.

A família da criança está inconsolável. Thalita Macedo, prima de Valentina, contou que esse foi o primeiro caso grave envolvendo picada de escorpião na família. Valentina morava com a mãe e a irmã, de seis anos. O velório aconteceu nesta segunda-feira (4), na Veladoria Municipal, e o sepultamento foi às 10h, com um pedido especial da família para que amigos e familiares levassem rosas brancas em homenagem à menina.

A Prefeitura de Chapadão do Sul publicou nota de pesar e informou que nunca havia registrado um caso semelhante no município. O prefeito Walter Schlatter afirmou que a cidade vai reforçar ações de conscientização, com apoio da Secretaria de Saúde, para evitar novas ocorrências envolvendo animais peçonhentos.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica (CVSAT), mais de 6 mil acidentes com escorpiões foram registrados entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025 em Mato Grosso do Sul. Autoridades recomendam cuidados simples como verificar roupas e calçados antes de usá-los, afastar camas das paredes e manter lençóis longe do chão. Em caso de picada, a orientação é lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *