Em Caarapó o vento arrancou árvores e retorceu estruturas metálicas, já em Maracaju a ventania até tombou um caminhão

Cidades do interior de Mato Grosso do Sul sofreram estragos após chuvas de até 38,2 mm e ventos chegando a 101,52 km/h na quinta-feira (16). Em Caarapó há registros de árvores arrancadas e estruturas retorcidas por ventania durante a tempestade. Já em Maracaju até um caminhão tombou pela força das rajadas de vento.

Maracaju registrou 30 mm de volume de chuva, segundo o Inmet (Instituto Nacional do Tempo e do Clima). O caminhão baú pertence a uma loja nacional de móveis e, segundo a pessoa que fez a gravação, tombou na Fazenda Recreio. O prefeito da cidade, Marcos Calderan (PSDB), informou à reportagem que a cidade também registrou “alguns galhos quebrados e algumas telhas arrancadas”.

Em Caarapó o Inmet registrou 22 mm nas últimas 24 horas e ventos de 101,52 km/h. Imagens enviadas ao Jornal Midiamax mostram a estrutura metálica do teto de um supermercado cedendo devido à força da chuva. “Pendurado, jajá vai descer água abaixo, dobrou tudo”, diz o homem que filmou a situação. Outro vídeo mostra que um barracão na Fazenda Santa Luzia desabou em cima de um carro e um maquinário agrícola.

Mundo Novo é a cidade líder no ranking de chuva com 38,2 mm, conforme o Inmet. Porém, conforme a assessoria da prefeitura da cidade “está tudo normal”. A administração informou que houve apenas pequenos danos ambientais, como quebra de pequenos galhos de árvore.

Destruição em Caarapó

Na Praça Central e na praça do Bairro Vival dos Ipês, em Caarapó, o vento arrancou duas árvores e vários galhos. Já no Bairro Jardim Aprazível árvores caíram sobre a rede elétrica, deixando a região sem energia. No entanto, segundo a Energisa, o fornecimento já foi 100% reestabelecido.

Além disso, o vento derrubou a placa de identificação de um escritório e estourou a porta de vidro de um prédio. Não há feridos e a prefeitura trabalha para limpar vias públicas e remover de árvores e galhos caídos. O Jornal Midiamax pediu informações à prefeita Professora Lurdes (PL) e aguardo resposta.

Segundo o Inmet, o pico do volume de chuva aconteceu por volta de 16h, quando as rajadas de vento chegaram a 101,52 km/h. Conforme o instituto, continuou chovendo durante a madrugada na cidade.

Falta de energia

Segundo a Energisa, houve falta de luz em Maracaju, Caarapó, Dourados, Juti e no distrito de Posto Ovídio por conta de danos em rede elétrica durante a tempestade desta quinta-feira. A concessionária afirma que a interrupção foi parcial e que equipes atuaram de forma ininterrupta, inclusive ao longo da madrugada, para atender as ocorrências.

Nesta sexta-feira, a energia já voltou para a maioria dos clientes, conforme a Energisa, e a empresa segue atuando em casos pontuais. A orientação da concessionária em caso de tempestade é manter-se em local seguro, desligar aparelhos da tomada e, caso observe objetos na rede elétrica ou cabos rompidos, não se aproximar.

Jornal Midiamax perguntou em quais destas cidades a energia ainda não está 100% reestabelecida e aguarda resposta.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *