A pesquisadora Rosaly Lopes apresentará à palestra “Do Brasil à Nasa” na próxima segunda-feira (20)

A cientista planetária Rosaly Lopes, brasileira que fez história nas missões Galileo e Cassini, desembarca em Campo Grande para uma palestra gratuita na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso). Rosaly abre a programação do maior evento de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, com a palestra “Do Brasil à Nasa”. O evento que ocorre no Teatro Glauce Rocha, promete inspirar estudantes e apaixonados por ciência.

A cerimônia de abertura ocorre na próxima segunda-feira (20), a partir das 18h, no Teatro Glauce Rocha. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Filipe Quevedo, destaca que a presença de Rosaly Lopes representa uma oportunidade única de aproximação entre a comunidade acadêmica e a pesquisa científica de ponta.

“Ela é uma pesquisadora reconhecida internacionalmente, atua em uma das principais agências de pesquisa científica do mundo. Sua presença reforça o compromisso da Universidade com a disseminação do conhecimento científico. Isso inspira nossos estudantes e servidores a buscarem cada vez mais a excelência na pesquisa e na inovação”, completa Quevedo.

Com mais de três décadas de carreira na Nasa, a cientista foi recordista no Guinness Book em 2006 por suas descobertas sobre vulcões na lua Io, de Júpiter, durante uma missão não tripulada.

Integra UFMS

Conforme a organização do evento, a programação do Integra UFMS 2025 foi construída de forma colaborativa. O evento inclui propostas enviadas por estudantes, professores e técnicos-administrativos, o que garantiu diversidade de temas e áreas do conhecimento.

“Essa diversidade contribui diretamente para a popularização da ciência produzida na UFMS. Além disso, aproxima o público das pesquisas, projetos e ações que têm impacto real na sociedade”, explica Quevedo.

Conforme a programação, as atividades ocorrerão em diferentes espaços da Cidade Universitária. Haverá atividades no Teatro Glauce Rocha, Complexo Multiuso 1, Casa da Ciência e Cultura, Mercado Escola, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Neste ano, pela primeira vez, as sessões temáticas para apresentação dos trabalhos do Integra UFMS ocorrem de forma presencial, no Ginásio Moreninho, e on-line, de acordo com o cronograma disponibilizado na página do evento.

Entre os destaques da programação está também a palestra “Computação Quântica: a nova tecnologia da humanidade”. Ministrada pelo pesquisador em Física Nuclear e professor da Fundação Getúlio Vargas Luiz Augusto Silvestre, a palestra ocorre terça-feira (21), às 17h30, no Teatro Glauce Rocha.

O Integra UFMS segue ao longo da semana com atividades científicas, culturais e artísticas abertas à comunidade. Mais informações estão disponíveis em integra.ufms.br.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *