O transporte público terá itinerário especial para o feriado

Apesar de cair em um domingo, o feriado de Finados (2) altera o funcionamento de serviços em Campo Grande. O Jornal Midiamax separou uma lista das principais atividades que fecham ou abrem no dia.
Ônibus
Segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o feriado terá operação especial no transporte coletivo urbano, para garantir atendimento adequado à população. Inclusive, a passagem de ônibus custará R$ 2 para quem tiver o cartão eletrônico, conforme Portaria nº 30, de 23 de janeiro de 2025.
Em parceria com o Consórcio Guaicurus, a ação tem como objetivo oferecer um serviço seguro, eficiente e ajustado à demanda do dia, especialmente para quem se deslocará aos cemitérios da cidade.
As linhas operarão com planos diferenciados:
- Plano de sábado: linhas 051, 061, 070, 071, 072, 073, 080, 081, 085, 101, 110, 115, 302, 313, 316, 319, 403, 408, 416, 515, 517, 520 e 522;
- Plano de segunda a sexta-feira: linhas 222, 229, 503 e 507;
- Linha 074: operação da tabela 01 suspensa a partir das 18h55.
Também estarão em funcionamento linhas especiais para os cemitérios, com reforço nos seguintes itinerários:
- Linha 300 – Cemitério Jardim da Paz, conforme O.S. 261/23, nos dias 1º e 2 de novembro (saída para Sidrolândia);
- Linha 400 – Cemitério Santo Amaro, conforme O.S. 147/13.
Haverá veículos de reserva com tripulação nos terminais, das 5h30 às 8h30 e das 16h às 18h30, além de apoio na Praça Ari Coelho, das 15h às 18h.
O Consórcio Guaicurus informou que acompanhará toda a operação e realizará ajustes conforme necessidade ou determinação da fiscalização da Agetran.
Comércio
A CDL-CG (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande) informa que as lojas de Campo Grande não poderão abrir no Dia de Finados. A decisão consta na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sindivarejo-CG (Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande), Fecomércio MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande.
O descumprimento pode gerar multa, prevista no instrumento coletivo. Logo, o texto diz que a infração de qualquer cláusula da presente Convenção acarretará uma multa estabelecida em um salário mínimo por empregado que tenha o seu direito preterido.
Shopping
Considerando que tanto as lojas do Centro como dos bairros não poderão abrir, as lojas dos shoppings também não devem abrir as portas. No entanto, as praças de alimentação devem funcionar.
Norte Sul
- Lojas fechadas;
- Praça de alimentação e lazer – 11h às 21h;
- Academia – 8h às 14h;
- Supermercado – 7h às 22h;
- Farmácia – 11h às 21h.
Pátio Central: fechado
Bosque dos Ipês
- Lojas fechadas;
- Praça de Alimentação e lazer – 11h às 21h.
- Lojas fechadas;
- Praça de Alimentação e lazer – 10h às 21h.
Supermercados
De acordo com a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), os supermercados de Campo Grande poderão abrir normalmente, garantindo a concessão da respectiva folga compensatória aos trabalhadores.
Assim como no feriado de Finados, nos outros dois feriados do mês de novembro, Proclamação da República e Consciência Negra, os supermercados de Campo Grande poderão abrir suas portas normalmente, sempre garantindo a concessão das respectivas folgas compensatórias aos trabalhadores.
Serviços públicos
Repartições públicas municipais, estaduais e federais não funcionam aos domingos, com exceção das atividades consideradas essenciais, como as voltadas à saúde.
Bares e restaurantes
Os bares e restaurantes de Campo Grande não devem sofrer alterações em seus horários de funcionamento no feriado de Finados e atuarão normalmente, sendo prerrogativa de cada estabelecimento. Por ser feriado municipal, bares e restaurantes devem estar atentos às questões trabalhistas, segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Bancos
Também sem expediente presencial aos domingos, bancos não atendem no Dia de Finados. A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) explica que a decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias em sábados, domingos, feriados oficiais de âmbito nacional, municipal ou estadual, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas.
Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking. Contudo, contas de consumo, por exemplo, água e energia, e carnês com vencimento para a data poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.
Unidades de saúde
As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e os CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionarão normalmente, 24 horas por dia. Confira a escala de plantão aqui.
Delegacias
Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento 24h:
- Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher);
- 4ª Delegacia de Polícia;
- Depac Centro;
- Cepol.
TJMS
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não tem expediente, conforme o calendário. Contudo, o plantão judiciário funciona normalmente para casos urgentes, como:
- Mandados de segurança;
- Habeas corpus;
- Requerimento de realização de corpo de delito;
- Ação cautelar de busca e apreensão;
- Outros que exijam providência imediata.
Para que essas ações sejam iniciadas no dia, o ato coator deve ter ocorrido dentro do período de plantão.
No portal www.tjms.jus.br/plantao.php, no ícone ‘Plantão’, é possível encontrar os telefones dos plantonistas.
