Ainda é esperada a realização de mais 10,8 mil a 12 mil procedimentos até o fim do ano

Mato Grosso do Sul já realizou mais de 23,8 mil cirurgias eletivas de janeiro a agosto de 2025, conforme dados consultados nos sistemas de informação oficiais do SUS (Sistema Único de Saúde), disponibilizados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). 

Os procedimentos mais realizados no Estado foram cirurgias múltiplas (1,9 mil procedimentos), facoemulsificação/catarata (1,8 mil), colecistectomia/pedra da vesícula (1,5 mil), herniorrafia (1,3 mil), seguida de laqueadura tubária (804).

Além do quantitativo já realizado, é esperado, até o fim deste ano, que sejam realizadas, pelo menos, mais 10,8 mil a 12 mil cirurgias eletivas no Estado. 

Conforme a SES, os hospitais que atendem pelo SUS são responsáveis pelos agendamentos das cirurgias, assim como pela organização de toda a estrutura necessária para a execução dos procedimentos. 

O que acontece se o paciente perde o agendamento? 

Os pacientes são avisados por meio de ligação telefônica, mensagem de WhatsApp e/ou contato com a unidade de saúde onde a solicitação foi cadastrada pelo paciente. 

Caso o paciente não compareça à unidade hospitalar no dia do procedimento, a instituição informa a regulação municipal, que entra em contato com o paciente para verificar a justificativa da ausência e a possibilidade de realizar um novo agendamento, conforme a disponibilidade de oferta. 

Caso não seja possível o contato direto, o paciente permanece na lista de agendamento, e o município é comunicado para auxiliar na localização do paciente.

Manter os dados atualizados é importante 

Os pacientes devem manter os dados pessoais e o Cartão SUS (Cartão Nacional de Saúde) sempre atualizados, incluindo números de telefone, endereço e contatos de referência, junto à Unidade Básica de Saúde. 

Qualquer alteração deve ser comunicada imediatamente à equipe da unidade. A SES orienta que a atualização cadastral é fundamental para o paciente poder ser facilmente localizado quando houver necessidade de contato ou surgirem oportunidades de agendamento de procedimentos.

(Supervisão de Guilherme Cavalcante)

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *