Campanha busca promover a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que mais afetam o público masculino

Em lei sancionada nesta quinta-feira (13) pela prefeita Adriane Lopes (PP), Campo Grande cria a ‘Campanha Municipal de Atenção à Saúde dos Homens’, com o objetivo de promover a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que mais afetam o público masculino. A decisão está publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).
Entre as doenças que mais acometem os homens está o câncer de próstata, que, em 2024, matou 17.587 pessoas, uma média de 48 óbitos por dia, conforme a Sociedade Brasileira de Urologia. O número de homens diagnosticados com a doença cresceu 21% em 10 anos. Há uma estimativa de 71,7 mil novos casos neste ano, conforme o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Isso coloca a doença como o tipo de câncer mais frequente entre homens, à frente de pulmão e intestino e atrás do câncer de pele.
A campanha ocorrerá anualmente pela rede de Atenção Primária à Saúde, em especial por meio da Estratégia da Saúde da Família. Para isso, levará em conta o histórico individual e o perfil epidemiológico da população.
Entre as ações previstas estão palestras educativas sobre saúde masculina, aferição da pressão arterial, orientações nutricionais e encaminhamentos para consultas e exames.
Além disso, a lei autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar parcerias com a iniciativa privada para ampliar o alcance das ações e viabilizar a realização dos exames preventivos. As despesas para execução da campanha serão custeadas com recursos do orçamento municipal, mas há possibilidade de suplementação caso necessário. A lei já está em vigor.
