Audiência pública acontece na manhã desta sexta-feira, no plenário da Casa de Leis da Capital

A regularização das favelas de Campo Grande será tema de audiência pública promovida pela Câmara Municipal, nesta sexta-feira (14), às 8 horas. O debate foi proposto pelo vereador Landmark (PT) e deve reunir representantes do poder público, movimentos sociais, Judiciário e moradores de várias comunidades.

O objetivo é discutir caminhos concretos para a regularização fundiária das áreas de ocupação urbana. Segundo levantamento da Associação das Mulheres de Favelas de Mato Grosso do Sul, cerca de 20 mil famílias vivem hoje em áreas irregulares em Campo Grande, espalhadas por 62 ocupações urbanas.

Do total das ocupações urbanas, 90% das famílias são chefiadas por mulheres, muitas delas mães solo. O balanço inclui oito aldeias urbanas e comunidades em regiões como Lagoa e Anhanduizinho.

A falta de regularização impede o acesso a serviços básicos como energia elétrica, água encanada, saneamento e segurança jurídica. Para o vereador Landmark, a audiência é um passo importante para dar visibilidade às famílias.

“Essas pessoas não pedem favor. Elas querem reconhecimento. Regularizar é garantir o direito básico de morar com dignidade e transformar áreas esquecidas em territórios de oportunidade. Campo Grande precisa voltar a ter uma política habitacional de verdade”, afirmou o parlamentar.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *