Estratégia usada pelos golpistas é recente e apps ainda não contam com meios de segurança digital para prevenir ou identificar as fraudes

Usada para o bem e para o mal, a IA já virou ferramenta preferida entre os golpistas. Exemplo disso é a nova modalidade de golpe virtual que tem crescido cada vez mais e envolve o uso dos recursos de inteligência artificial para adulterar fotos de pedidos feitos por delivery.

Enviadas via aplicativo, as imagens garantem reembolso aos clientes mentirosos e deixam os restaurantes no maior prejuízo.

Caso mais recente que ganhou repercussão na web envolve a foto de um hambúrguer. Através da IA, o cliente teria feito a carne ficar com aspecto cru e reclamado no aplicativo. Após alterar a imagem original, ele reportou o falso problema e ganhou o estorno do app.

A história foi compartilhada nas redes sociais e, embora tenha acontecido na “gringa”, inspirou brasileiros a fazerem o mesmo.

Tanto que outros exemplos também já circulam em grupos de reclamações nas redes sociais. Em caso semelhante, para difamar um estabelecimento e tentar conseguir vantagens, um jovem acrescentou uma barata em seu prato usando a inteligência artificial, mas foi denunciado pela empresa, gerando revolta na comunidade virtual.

Fraude com IA gera prejuízos financeiros e à reputação dos estabelecimentos

Desse modo, os avanços dos recursos que tornam as imagens cada vez mais realistas, além de inserir qualquer tipo de objeto e mudar aspectos sem parecer que houve edição, têm deixado os estabelecimentos vulneráveis ao novo tipo de fraude online.

Essas artimanhas acenderam um alerta para restaurantes que atendem por delivery, já que a estratégia usada pelos golpistas é recente e os apps ainda não contam com meios de segurança digital para prevenir ou identificar as denúncias fakes.

Vale lembrar que, além do prejuízo financeiro, esse tipo de golpe também causa danos à reputação dos restaurantes, que perdem estrelas ou a credibilidade com a plataforma por conta das avaliações mentirosas..

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *