A unidade necessita de uma média de 50 doações por dia

O Hemosul de Dourados celebrou o Dia Nacional do Doador de Sangue nesta terça-feira (25) com uma programação especial. O objetivo é reverter o quadro crítico dos estoques, especialmente para os tipos O positivo (O+) e O negativo (O-).
A gerente do Hemosul, Márcia Tinos, anunciou uma ação diferenciada para facilitar a doação, com horário especial de atendimento, das 7h às 17h, sem pausa para o almoço, e ofereceu ‘mimos’ aos doadores, em parceria com empresários locais e a Receita Federal em Ponta Porã.
A ação visa homenagear os doadores regulares que mantêm a regularidade anual, mas também conscientizar a população sobre a necessidade de doação contínua.
Apesar da mobilização simbólica, a gerente lamentou a baixa frequência de doadores voluntários no dia a dia. Segundo ela, a unidade necessita de uma média de 50 doadores por dia, mas frequentemente registra menos de 30 ou até 20.
A gerente reforçou o lema: “Fazer o bem sem saber a quem”, lembrando que o sangue é insubstituível e que a doação deve ser um hábito contínuo, independentemente de haver um conhecido precisando.
O Hemosul atenderá excepcionalmente no próximo sábado, dia 29 de novembro, das 7h às 15h. A proximidade do final do ano, período de maior circulação e acidentes, agrava a necessidade de reforçar os estoques.
