A prefeitura de Campo Grande anunciou que para ampliar o acesso e garantir que mais gestantes possam se proteger contra o vírus sincicial respiratório (VSR) — principal causador da bronquiolite em recém-nascidos — realiza neste sábado, um plantão especial de vacinação. A imunização é reservada às gestantes a partir da 28ª semana, que poderão procurar … Continued

A prefeitura de Campo Grande anunciou que para ampliar o acesso e garantir que mais gestantes possam se proteger contra o vírus sincicial respiratório (VSR) — principal causador da bronquiolite em recém-nascidos — realiza neste sábado, um plantão especial de vacinação.
A imunização é reservada às gestantes a partir da 28ª semana, que poderão procurar uma das unidades de saúde, informou a assessoria de imprensa do município.
A estratégia reforça o esforço da Secretaria Municipal de Saúde, a Sesau, para facilitar o acesso à vacinação, especialmente para mulheres que não conseguem comparecer durante a semana.
A imunização é fundamental para proteger os bebês nos primeiros meses de vida, período em que o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e as complicações respiratórias são mais frequentes.
A superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, Veruska Lahdo, sustenta que a vacina representa uma importante barreira contra a circulação do vírus.
“Nosso objetivo é garantir que o maior número possível de gestantes tenha acesso à vacina, ampliando a proteção dos bebês logo nos primeiros meses, por isso, neste final de semana, a vacinação será feita exclusivamente neste público”, destaca.
O plantão ocorrerá das 7h30 às 16h45, nas seguintes unidades:
- USF Coronel Antonino
- USF Tiradentes
- USF Aero Rancho
- USF São Francisco – horário especial das 7h30 às 11h30
- USF 26 de Agosto – horário especial das 7h30 às 11h30
A vacina é segura, gratuita e recomendada pelo Ministério da Saúde. Para se vacinar, basta apresentar documento pessoal e cartão de pré-natal.
Primeiro dia da vacina
No primeiro dia de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em Campo Grande (na quarta, dia 3) — principal causador da bronquiolite em crianças menores de um ano — foi marcado por emoção, expectativa e, principalmente, alívio.
As primeiras gestantes que chegaram às unidades de saúde falaram sobre a importância desse novo imunizante e o quanto ele representa segurança para seus filhos.
Uma das primeiras a receber a dose foi a dentista Bianca Kaspary, grávida de 34 semanas da primeira filha, a pequena Isabel. A decisão de não perder tempo veio carregada de lembranças delicadas: quando tinha três meses, sua afilhada precisou ficar internada por uma semana por conta de uma bronquiolite.
“Lembro-me daqueles dias que foram de muita angústia para toda a família, e quando soube que a vacina estaria disponível hoje, não pensei duas vezes e corri para a unidade de saúde. É reconfortante pensar que minha bebê estará protegida”, conta Bianca, ao suspirar aliviada.
Quem também chegou cedo foi Jéssica Echeverria, grávida de 32 semanas. O pequeno Cláudio, tão desejado e planejado pela família, agora tem mais uma camada de proteção garantida. “Eu tô super feliz, quando era criança tive muitos problemas respiratórios, e a gente sabe que um vírus que, pra gente, pode ser inofensivo, para um bebezinho que não tem imunidade nenhuma pode ser fatal, então estou muito feliz mesmo”, disse Jéssica, emocionada.
