Comércios e supermercados registram alto movimento na véspera de Natal, nesta quarta-feira (24), em Campo Grande. Os consumidores precisam ficar atentos, pois os estabelecimentos fecham mais cedo por conta das comemorações natalinas.
Supermercados
Para quem costuma deixar as compras da ceia para a última hora, a recomendação é se adiantar, já que os supermercados não funcionam no Natal.
Segundo a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), nos dias 24 e 31 de dezembro, os estabelecimentos poderão funcionar até as 20h. Já nos feriados de Natal (25) e Ano-Novo (1º de janeiro de 2026), os supermercados devem permanecer fechados.
O descumprimento das normas pode resultar em penalidades previstas na Convenção Coletiva de Trabalho.
Comércio
Na véspera de Natal, o comércio de Campo Grande funcionará até as 17h. Em shoppings e hipercenters, o atendimento segue até as 19h.
Já na véspera de Ano-Novo, o comércio abre até as 16h, enquanto shoppings e hipercenters funcionam até 18h. Nos feriados, os estabelecimentos permanecem fechados.
Lotéricas
As casas lotéricas funcionarão até as 16h (horário de MS) na véspera de Natal e estarão fechadas no feriado. Na véspera de Ano-Novo, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de MS).
Correios
Quem aguarda encomendas deve ficar atento. De acordo com os Correios, as agências e entregas terão alterações durante o período de festas.
Natal
- 23 de dezembro: funcionamento normal;
- 24 de dezembro: funcionamento normal;
- 25 de dezembro: não haverá atendimento;
- 26 de dezembro: funcionamento normal;
- 27 de dezembro: funcionamento normal nas agências que abrem aos sábados.
Ano-Novo
- 30 de dezembro: funcionamento normal;
- 31 de dezembro: funcionamento normal;
- 1° de janeiro: não haverá atendimento;
- 2 de janeiro: não haverá atendimento;
- 3 de janeiro: não haverá atendimento.
As entregas de cartas e encomendas seguem o mesmo cronograma.
Durante os feriados, a Central de Atendimento dos Correios funcionará por meio da atendente virtual Carol, disponível 24 horas por dia, pelos seguintes canais:
- Site dos Correios (Fale Conosco);
- Telefones: 4003-8210, 0800-881-8210 e 0800-881-8211 (deficientes auditivos);
- WhatsApp: (11) 4003-8210;
- Chat no portal dos Correios.
O atendimento humano será retomado no próximo dia útil após os feriados.
Bancos
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), na véspera de Natal, o atendimento será reduzido, com encerramento às 10h (horário local). As agências fecham no feriado e reabrem na sexta-feira (26).
Os caixas eletrônicos e canais digitais, como internet e mobile banking, permanecerão disponíveis. Contas de consumo e boletos com vencimento no feriado poderão ser pagos sem acréscimos no próximo dia útil.
Detran-MS
O Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informa que o atendimento presencial funcionará normalmente nas segundas e terças-feiras das semanas de Natal e Ano-Novo, nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro, no horário regular de cada unidade, exceto agências em shoppings.
Não haverá expediente nas repartições nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, nem em 31 de dezembro, além dos feriados de 1º de janeiro e do ponto facultativo em 2 de janeiro de 2026.
Durante os dias sem atendimento presencial, os cidadãos podem utilizar os serviços digitais pelo Portal Meu Detran, aplicativo Meu Detran MS e pela atendente virtual Glória (WhatsApp: 67 3368-5000).
INSS
O Governo Federal informou que as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão atendimento reduzido nas vésperas de Natal e Ano-Novo. A mudança ocorre em razão dos feriados e pontos facultativos definidos no início do ano.
De acordo com o calendário, nos dias 24 e 31 de dezembro, as agências funcionarão até as 13h. Já nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá atendimento ao público.
O atendimento presencial será retomado normalmente nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, quando as agências da Previdência Social voltarão a funcionar em seu horário habitual, respeitando os agendamentos já realizados.
A Central Telefônica 135 também terá funcionamento diferenciado. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o atendimento humano estará disponível até as 18h; após esse horário, ele será exclusivamente eletrônico.
Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, a Central funcionará apenas com atendimento eletrônico. Já nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, o serviço retornará ao funcionamento normal.
Delegacias
Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento 24h:
- Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher);
- 4ª Delegacia de Polícia;
- Depac Centro;
- Cepol.
Na Prefeitura de Campo Grande, foi concedido um recesso de 16 dias para os servidores públicos municipais. Conforme publicado no Diário Oficial, a folga será de duas semanas: de 22 a 26 de dezembro e de 29 de dezembro a 2 de janeiro.
O recesso aos funcionários públicos municipais de Campo Grande será de 16 dias, contando com os fins de semana que antecedem e sucedem o período.
Contudo, a Prefeitura explicou que os servidores irão se revezar em escala nesses dois períodos. A exceção são os serviços essenciais — como saúde e segurança —, os quais continuam em regime de escala de serviço e ficaram de fora da redução de jornada da Prefeitura.
Governo de MS
O Governo de Mato Grosso do Sul definiu as datas de recesso de fim de ano para os servidores do Estado. Para o Natal, o recesso será de 22 a 26 de dezembro, e no Ano-Novo, de 29 de dezembro a 2 de janeiro de 2026.
Assim como a Prefeitura de Campo Grande, os trabalhadores do serviço público estadual terão escala de revezamento. Os serviços essenciais também devem continuar funcionando normalmente, com a manutenção do quantitativo de agentes públicos suficientes.
TJMS
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul terá escala de plantão judiciário de 2º grau. Durante o recesso forense, entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, o peticionamento será realizado exclusivamente por meio eletrônico, disponível 24 horas.
Em situações de manutenção ou indisponibilidade do sistema eletrônico, ou ainda quando for o caso de habeas corpus impetrado pelo próprio paciente sem a assistência de um advogado, será permitida a realização de peticionamentos físicos.
Esses documentos deverão ser apresentados a um servidor plantonista, que estará disponível em horário previamente agendado. Para agendamentos, os interessados devem entrar em contato por telefone celular, cujo número ainda será disponibilizado.
Os desembargadores de plantão farão apreciação de medidas de urgência para garantir que as situações que demandam atenção imediata sejam atendidas.
Matérias apreciadas
O Tribunal de Justiça atuará durante o recesso apenas em casos específicos, que incluem:
- Habeas corpus: pedidos em que a autoridade coatora esteja sujeita à competência originária do Tribunal.
- Mandados de segurança: contra atos de autoridade que provoquem efeitos durante o recesso.
- Medidas cautelares: tanto cíveis quanto criminais, caso a demora possa causar grave prejuízo ou difícil reparação.
- Demais medidas urgentes: que demonstrem a possibilidade de lesão grave ou de difícil reparação.
O TJMS alerta que petições que não se enquadrem nestas categorias não serão despachadas. Assim, matérias que poderiam ter sido requeridas durante o expediente normal não serão apreciadas.
Restrições durante o plantão
Durante o plantão judiciário, não serão aceitos:
- Pedidos de depósito ou levantamento de valores.
- Liberação de bens apreendidos.
- A reiteração de pedidos já apreciados pelo Tribunal, bem como pedidos de reconsideração ou reexame de decisões proferidas durante o recesso.
TRT-MS
No TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 24ª Região, os prazos processuais serão suspensos entre 20 de dezembro de 2025 e 23 de janeiro de 2026. Além disso, as audiências e sessões de julgamento serão interrompidas durante o recesso forense e de 7 a 20 de janeiro de 2026.
Durante o recesso judiciário, entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, o plantão judiciário poderá ser acionado para os casos urgentes. Os contatos de plantão são (67) 99976-3467 (1° Grau) e (67) 99265-1709 (2° Grau).
MPT-MS
O MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul) acompanhará o recesso forense, entre 20 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026. Os prazos processuais serão suspensos durante este período.
O MPT-MS manterá plantão judicial para medidas urgentes, pelo telefone (67) 99275-6982, enquanto o sistema on-line de denúncias segue disponível 24 horas para os trabalhadores, pelo site www.prt24.mpt.mp.br/servicos/denuncias.
MPMS
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul também irá acompanhar o recesso de fim de ano do Poder Judiciário, entre 6 de dezembro e 6 de janeiro. Neste período, os prazos processuais serão suspensos.
O atendimento será em regime de plantão, cujos canais podem ser conferidos no portal da instituição.
