Mato Grosso do Sul tem taxa de desocupação de 5,5% em 2025 e a porcentagem colocou o Estado em 1º lugar no ranking brasileiro, segundo dados do CLP (Centro de Liderança Pública).
A pesquisa foi divulgada pelo governador Eduardo Riedel (PP). Na publicação, ele afirmou que o indicador mede quantas pessoas estão há dois anos ou mais sem trabalho, dentro do total de desempregados. “Quanto menor o índice, melhor: significa mais gente conseguindo voltar ao mercado de trabalho. O resultado mostra que MS tem um mercado mais dinâmico, políticas eficazes de emprego e um ambiente que gera oportunidades reais”, alegou.
Riedel afirmou ainda que quando um estado tem muita gente procurando emprego há mais de dois anos, o alerta acende “Isso sinaliza dificuldades profundas de reinserção e impacto direto no desenvolvimento”.
Piauí fica em segundo lugar com taxa de 7,4%, seguido do Pará, com 9,1% e Roraima, com taxa de desocupação de 10%. Rio de Janeiro tem a maior taxa, ficando em último lugar, com percentual de 32,9%.

