Benefício funciona por meio de um vale que permite a recarga gratuita do botijão, diretamente em revendedores credenciados

Campo Grande passa a estar incluída, a partir desta segunda-feira (26), no Programa Gás do Povo, iniciativa do Governo Federal que garante a recarga gratuita do botijão de gás de 13 quilos para famílias de baixa renda. Agora, a cidade integra a lista de capitais beneficiadas na segunda etapa do programa.
Com essa ampliação, cerca de 950 mil novas famílias em 17 capitais passam a receber o vale-gás. Além de Campo Grande, outras capitais que ainda não haviam sido atendidas foram incluídas. A partir disso, todas as unidades da Federação passam a integrar o programa.
O benefício funciona por meio de um vale que permite a recarga do botijão diretamente em revendedores credenciados. Atualmente, mais de 10 mil pontos de venda, em todo o país, participam da iniciativa.
Gás do Povo, em todo o país, até março
O objetivo do programa é aliviar o orçamento das famílias, pois, sem este gasto mensal, podem usar o dinheiro economizado para outras finalidades. A expectativa do governo é de que, até março, o Gás do Povo esteja funcionando em todos os municípios do país, alcançando cerca de 125 milhões de famílias.
Têm direito ao benefício as famílias inscritas no Bolsa Família, com pelo menos duas pessoas, renda per capita de até meio salário mínimo e Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. Também é necessário que o CPF do responsável familiar esteja regular, sem pendências cadastrais.
Para usar o benefício, o cidadão pode apresentar o Cartão do Bolsa Família, o cartão de débito da Caixa ou apenas informar o CPF do responsável familiar na revendedora credenciada. Nesse último caso, o código de autorização é enviado por SMS para o celular cadastrado.
Outra forma de acompanhar o benefício é pelo aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, no qual é possível verificar se a família tem direito ao vale, consultar a situação da recarga e localizar revendas credenciadas próximas.
O programa também busca reduzir o uso de alternativas perigosas, como lenha, carvão e querosene, ainda comuns em áreas mais pobres. Essas práticas oferecem riscos à saúde, principalmente de mulheres e crianças, por conta da fumaça e do perigo de acidentes domésticos.
A operação do Gás do Povo é feita pela Caixa Econômica Federal, responsável por validar os pagamentos e os meios de acesso ao benefício. As revendedoras precisam estar regularizadas e credenciadas para participar do programa.
Além do aplicativo, os beneficiários podem tirar dúvidas e consultar o direito ao vale pelos canais da Caixa e do Ministério do Desenvolvimento Social, como o Portal Cidadão Caixa, o telefone 0800 726 0207 e o Disque Social 121.
O Gás do Povo substitui o antigo Auxílio Gás dos Brasileiros e amplia em três vezes o número de famílias atendidas.
