O ex-ministro da Educação no governo de Michel Temer (MDB), Rossieli Soares (PSDB), esteve em Campo Grande na última segunda-feira (19), onde se reuniu com a equipe de transição e recebeu o convite do governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) para assumir a SED (Secretaria de Estado de Educação).
A confirmação é da própria assessoria de imprensa do também ex-secretário de Educação de São Paulo. Ele saiu da função em abril deste ano para disputar a eleição como deputado federal e recebeu 33.516 votos, ficando como suplente pelo partido.
Nesta quarta-feira (21), o tucano está no Pará, onde também recebe o convite para trabalhar pela educação no norte do Brasil. Além disso, mais dois estados fizeram convite para Rossieli participar do Executivo, por conta do seu histórico de sucesso nas funções.
A última postagem nas redes sociais do ex-ministro foi dentro do avião ao lado da esposa Meg Vallau. Ele deve avaliar os convites e tomar uma decisão até no máximo este sábado (24). Quem é mais próximo do político afirma que ele gosta de desafios e tem um carinho especial pelo Norte do país, já que foi secretário da Educação do Estado do Amazonas entre os anos de 2012 a 2016.
O cenário é bem diferente da última função, já que o numero de estudantes paulistas é o mesmo da população total do Pará. Porém, Rossieli já conhece Campo Grande após várias visitas institucionais na Capital. Vale ressaltar que o projeto do próximo chefe do Executivo de Mato Grosso do Sul é bastante ambiciosa. Riedel pediu ajuda ao ex-ministro para conseguir adotar o modelo de ensino integral em todo Estado, o que até o momento nenhum uma outra federação conseguiu.
Currículo – Rossieli Soares é advogado e tem uma longa carreira no serviço público voltada 100% para uma educação de qualidade para todos. Após ser diretor de Planejamento, secretário-executivo de Gestão e secretário da Educação do Amazonas, assumiu a Secretaria Nacional de Educação Básica e, em seguida, foi nomeado ministro da Educação. Ao deixar o ministério, assumiu a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Rossieli estudou em escola pública e se formou em Direito pela Universidade Luterana do Brasil, com mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Também foi professor de Gestão Educacional na Fundação Getulio Vargas (FGV). Tem 44 anos e é casado há quase 20 anos com Meg Valau, com quem tem um filho, Arthur.Na sua descrição ele diz ser fã de música e posta fotos ao lados dos dois cachorros Harley (Goldenretriever) e Youki (American Bully).