Uma das primeiras análises sobre a aplicação de doses de reforço das vacinas atualizadas revelam que os imunizantes continuam a oferecer proteção substancial contra as variantes atualmente em circulação
As vacinas de reforço atualizadas estão reduzindo o risco de uma pessoa ficar doente de Covid-19 em cerca de metade, mesmo contra infecções causadas pela subvariante XBB.1.5 que se espalha rapidamente pelos Estados Unidos.
Os estudos, conduzidos por pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, são uma das primeiras análises de como os reforços bivalentes continuaram a funcionar no mundo real à medida que o vírus evoluiu. Os dados mostram que os reforços continuam a oferecer proteção substancial contra as variantes atualmente em circulação.
Os dados quase em tempo real foram coletados pelo programa Maior Acesso Comunitário aos Testes, que administra testes de Covid-19 por meio de farmácias nos EUA. O projeto incluiu resultados para adultos que fizeram testes nas farmácias participantes de 1º de dezembro de 2022 a 13 de janeiro de 2023.
Dos quase 30 mil resultados de testes incluídos na análise, mais de 13 mil (47%) foram positivos para Covid-19. Mais pessoas com teste negativo receberam um reforço bivalente atualizado em comparação com aquelas com teste positivo.
Os resultados do estudo mostram que os reforços atualizados são mais eficazes para adultos mais jovens.
CREDITO : CNN BRASIL