A empresa de pesquisa de mercado para o setor de tecnologia IDC Brasil divulgou nesta quinta-feira perspectiva de crescimento na venda de smartphones mais simples e a volta dos consumidores às lojas físicas.
A expectativa da companhia é que as vendas de smartphones cresçam 6% este ano, com a preferência dos consumidores para modelos mais simples enquanto os computadores terão uma queda de vendas em 8,4%. A IDC não informou volumes.
Outros dispositivos como os “vestíveis” e impressoras também terão crescimento, de 10,2% e 2,5%, respectivamente, enquanto os tablets terão queda de 15% nas vendas.
“Apesar do grande portfólio e dos benefícios oferecidos aos usuários, o varejo online deve perder mais algum espaço para as lojas físicas em 2023, ainda que continue tendo grande potencial de crescimento a curto prazo”, disse Reinaldo Sakis, diretor de pesquisa da IDC Latin America.
O principal motivo para a mudança de comportamento apontado pela projeção é que as lojas físicas voltaram a ganhar mais espaço por conta da maior flexibilidade de negociação no momento da venda associado a um volume de brasileiros que voltaram às compras presenciais após o auge da pandemia.
ISTO É DINHEIRO. 2023. Venda de smartphones deve crescer no Brasil em 2023, prevê IDC. Disponível em: <https://www.istoedinheiro.com.br/venda-de-smartphones-deve/>. Acesso em: 02.Fev. 2023