Na ação, Associação dos Renais Crônicos também oferece aferição de pressão e orientações nutricionais
A doméstica Maria Cecília Ferreira, 60 anos, aproveitou a ação desta quinta-feira (9) da Abrec-MS (Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul) para fazer exame de creatinina. O resultado já vai ser levado para a consulta marcada para semana que vem no posto de saúde.
“Estou com vários sintomas, vim para me precaver. Essas coisas só cuidamos quanto estamos com sintoma e me falaram que isso é sério”, disse Maria Cecília.
A ação faz alusão ao Dia Mundial do Rim (9). A Abrec-MS, está oferecendo gratuitamente testes de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) e de creatinina no sangue, o último, que pode indicar problemas renais, como insuficiência, caso apresente aumento da substância no sangue.
A coordenadora da Abrec, Silmara Guimarães, diz que a campanha é realizada anualmente há 12 anos, sendo aberta a toda população. O foco são os idosos com doenças de base, como diabetes, hipertensão e obesidade, mais propensos a desenvolverem algum problema renal.
A meta é realizar 500 exames de creatinina na ação, hoje. Porém, os outros exames vão continuar sendo realizados durante todo o mês de março. O objetivo é levar informação para população, para que façam exames periódicos.
“É uma doença silenciosa e, quando se descobre, já está em fase avançada”, diz Silmara. Nos casos críticos, o doente renal precisará recorrer à diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal) ou transplante.
A ação tem participação, ainda, de profissionais da enfermagem, biomédicos, nutricionistas, educador físico e assistente social. Os exames de creatinina foram doados pelo laboratório LBD.
Maria Cecília também aproveitou a consultoria da nutricionista e se surpreendeu com os alimentos que são mais prejudiciais, levando ao quadro de problema renal, como os que contém muito sódio. A doméstica é consumidora de salsicha e embutidos, que se enquadram nesse caso e já vai ser cortado do cardápio. “Hoje foi um dia de aprendizado”, avaliou.
CAMPO GRANDE NEWS. Na prevenção de doenças renais, associação oferece 500 exames. Disponível em:<https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/na-prevencao-de-doencas-renais-associacao-oferece-500-exames>. Acesso em: 09.Mar.2023.