Recém lançada, base líquida promete qualidade de produto importado, mas recebe centenas de críticas negativas de influencers e anônimos
Em menos de quinze dias, a base líquida da Virgínia já é um dos assuntos mais (mal) falados da internet. Não está por dentro da polêmica? Então segue o fio, que a gente te conta…
No dia 4 de março, a influencer Virgínia Fonseca lançou a primeira linha de bases da ‘WePink’, sua marca própria de maquiagens. Até aí, tudo bem, exceto por um detalhe: o produto chegou ao mercado custando R$ 199,90! Ficou espantado? Pois é. A internet também se chocou com o valor e, logo de cara, o lançamento já passou a receber uma avalanche de críticas.
Diante de tantos comentários negativos, Virgínia tentou justificar o preço de seu produto, garantindo que a base teria ‘qualidade de importado’, apesar da fabricação ser nacional. “Vocês acham que um produto importado é baratinho? Vou lançar um produto com qualidade de importados, sim, e segue o baile! Nossa base não é só make, é dermomake. A nossa base cuida da pele, esse é o diferencial”, explicou.
O baque de Bachini
E Virgínia achou que com essa explicação a polêmica estaria por encerrada. Mas… achou errado!
A história toda piorou (e muito) quando a youtuber Karen Bachini resolveu testar o lançamento da ‘WePink’. Conhecida por avaliar produtos de beleza, Karen elencou 19 motivos para não comprar a base da Virgínia. Ela ainda lançou em seu canal do Youtube um vídeo ‘desmascarando’ a qualidade prometida pela influencer.
Logo no início do vídeo, Karen prometeu enterrar a justificativa dada por Virgínia para o preço do produto. “Diferente do que a Virgínia disse nos stories dela, eu vou provar para vocês que existem, sim, bases nacionais que parecem importadas e que custam bem menos do que a dela”.
Durante uma hora de vídeo, Bachini analisou minuciosamente todos os aspectos da base de Virgínia, desde a formulação até a embalagem, que classificou como ‘muito problemática‘. O ponto alto do vídeo de Karen foi o teste da base em sua própria pele. “Nossa! Ficou muito ruim. Ressecou, entrou nas linhas finas, acentuou os poros. Essa base não é boa não, gente”, avaliou.
Apesar de prometer resistência à água, Karen demonstrou, na prática, que a base de Virgínia também decepcionaria nesse quesito. Após molhar o seu rosto e secá-lo com um papel, a youtuber não conseguiu esconder o espanto ao ver o produto se desmanchar por completo. “Eu tô chocada! Eu não estava esperando isso”, revelou Karen.
O vídeo de Bachini se espalhou pela internet tão rápido quanto a base da ‘WePink’ escorreu pelo seu rosto. Diante do cenário caótico que se tornou o lançamento, Virgínia voltou aos stories para rebater as novas acusações contra o produto. No vídeo, a influencer aparece jogando água em seu rosto e, bem cautelosamente, secando-o com um papel, para comprovar que a base é sim resistente à água.
Mas os internautas não parecem estar convencidos de que o produto realmente vale o preço cobrado ou que tenha qualidade superior ao das marcas nacionais. Influencers, maquiadores e anônimos também compartilharam sua decepção com a base de R$ 199,90, a exemplo da Tiktoker Raissa Ramos, que compartilhou na plataforma sua indignação.
“O público da Virgínia, em sua maioria, não é um público muito rico. Quem é muito rico não vai comprar na ‘WePink’. O público da Virgínia é classe média, e ela sabe e se aproveita disso. Quer fazer um bagulho ruim? Faz um bagulho ruim, mas vamos ser honesta!”, disse ela.
Raissa continuou sua crítica, acusando Virgínia de estar fazendo os próprios fãs de otários. “O problema da Virgínia é que ela cria coisa ruim, bota um preço exorbitante e depois ela faz várias promoções. Se você deita a cabeça na sua cama sabendo que você está fazendo milhões de pessoas de otárias, é brincadeira. E não são só milhões de pessoas, são milhões de fãs que ela está fazendo de otários. Porque ela não me faz de otária e não faz você de otário, ela faz o fã dela, que vai lá, que dá dinheiro para ela, que fica maluco, que parcela em vinte vezes para comprar uma base. Isso para mim é muita falta de compaixão, é o ser humano só pensar em dinheiro”, desabafou.
Queima de estoque ou queima de filme?
Em uma atitude que alguns classificaram como ‘desespero’, no Dia Internacional da Mulher, Virgínia divulgou em seus stories uma promoção bastante ousada: “Na compra de qualquer perfume da ‘WePink’, você vai ganhar a nossa base!”, anunciou.
É isso mesmo, caro leitor, o pau quebrando, o Twitter esbravejando, centenas de memes criados, e a influencer decidiu “presentear” suas consumidoras com a polêmica base. Afrontosa ela!
Estratégia de marketing ou queima de estoque para não queimar (ainda mais) o próprio filme? Não sabemos. A verdade é que, para muitos, a base da Virgínia até de graça ainda está cara.
EMOFF. Polêmica da base: Virgínia lança produto com valor exorbitante e qualidade questionável. Disponível em:<https://emoff.ig.com.br/colunas/fabia-oliveira/polemica-da-base-virginia-lanca-produto-com-valor-exorbitante-e-qualidade-questionavel/>. Acesso: 13.Mar.2023.