Um grupo de pesquisadores chineses publicou análises de amostras colhidas no mercado apontado como o ponto inicial do surto da Covid-19. Esta é a primeira vez que dados colhidos em 2020 no mercado de frutos do mar e animais selvagens da cidade chinesa de Wuhan são divulgados e podem ajudar a entender como o surto que levou a pandemia começou. As informações foram publicadas pela revista científica Nature.
A pesquisa traz que as amostras que deram positivo para o vírus da covid continham também material genético de animais selvagens, mais uma evidência que a doença pode ter sido transmitida de um animal infectado para uma pessoa.
+ Problemas de sono é associado a aumento de cinco vezes no risco de AVC, diz estudo
A demora de três anos para que essas informações fossem compartilhadas e uma teoria que o vírus vazou de um laboratório em Wuhan, fazem que a pesquisa seja vista com cautela.
Amostras apontam vírus no mercado, mas não origem
As amostras foram coletadas em baias, gaiolas, superfícies e maquinários do mercado, onde os animais selvagens estavam sendo vendidos, e algumas delas testaram positivo. Mas, isso não quer dizer que o vírus foi introduzido no mercado pelos animais, já que ainda existe a possibilidade de uma pessoa infectada espalhar o vírus no local, conforme defendem outros cientistas.
Com a divulgação dessa pesquisa pelos chineses, as informações agora estão disponíveis para outros cientistas analisarem e trabalharem na busca pela origem do vírus da covid.
ISTO É DINHEIRO. Cientistas chineses publicam dados inéditos sobre a origem da covid. Disponível em:<Cientistas chineses publicam dados inéditos sobre a origem da covid (msn.com)>. Acesso em:10.Abr.2023.