O Papa Francisco disse nesta quarta-feira (6) que ainda estava sofrendo de um resfriado, já que ele novamente limitou seu discurso em uma audiência semanal na Praça de São Pedro, deixando um assessor ler seu texto.
Francisco disse a multidões que vieram ouvi-lo que a razão para isso era “porque eu ainda tenho um resfriado e não consigo ler bem”.
No entanto, ele falou brevemente no final do evento, saudando alguns dos fiéis e pedindo a paz na Ucrânia, no Oriente Médio e em outras zonas de guerra.
A saúde do pontífice de 87 anos tem sido um problema nas últimas duas semanas, forçando-o a cancelar alguns compromissos e evitar ler alguns discursos.
O Vaticano disse em 24 de fevereiro que ele estava sofrendo de uma gripe leve. Na semana passada, Francisco fez uma breve visita a um hospital em Roma para uma tomografia computadorizada, e no sábado ele disse que tinha bronquite.
O Papa também delegou leituras a um assessor na audiência geral da semana passada, que ocorreu internamente, enquanto a audiência de quarta-feira foi realizada ao ar livre, em meio ao clima relativamente ameno de Roma.
Francisco, que tem dificuldade em andar, chegou à Praça de São Pedro em seu veículo especialmente projetado conhecido como “papamóvel”, como é habitual, e foi ao seu assento andando com uma bengala, olhando em espíritos relativamente bons.
Questões de saúde à parte, o pontífice permaneceu ocupado, encontrando-se com o chanceler alemão Olaf Scholz no sábado e fazendo outro apelo para o fim do conflito em Gaza no domingo.
Fonte: CNN Brasil