Manter hidratação, umidade dos ambientes e alimentação balanceada é um dos cuidados básicos nesta época do ano

Desde que a segunda frente fria do ano passou, o campo-grandense vive dias de grande variação na temperatura, com manhãs e noites mais geladas, e tardes mais quentes, quando a temperatura pode chegar a 28ºC. Assim, é preciso estar alerta aos cuidados que a saúde requer em meio a troca brusca do frio para o calor. 

O médico pediatra, Alberto Garcia Costa, explicou que a amplitude térmica associada ao tempo que está gradativamente mais seco exige cuidados especiais com a saúde, especialmente para fortalecer a imunidade contra doenças respiratórias, tão comuns nesta época do ano. 

Ainda conforme Alberto Garcia, um dos aspectos mais importantes é manter a hidratação do corpo e a umidade do ambiente sempre em níveis saudáveis para evitar doenças respiratórias, infecciosas e alérgicas. 

Para isto, é preciso ingerir bastante água e sucos, bem como frutas e outros alimentos que contribuam para o sistema imunológico. Manter os ambientes frescos com ventilação e umidificadores também contribuem para manter a saúde do corpo. 

“O clima está gradativamente mais seco nas últimas semanas, isso propicia o aparecimento de quadros respiratórios, especialmente infecciosos e alérgicos. Então, o vírus tem maior facilidade de se replicar nessa época e, além de todo ar seco, que propicia o aparecimento de rinites, rinossinusites, asma e bronquites”, explica o doutor. 

Além de manter a hidratação e alimentação balanceada, é importante também, de acordo com o médico, fazer o uso de soro nasal e realizar limpeza regular nas vias aéreas das narinas usando soro fisiológico, o que evita o surgimento de alergias. 

Por fim, o pediatra destaca que além de todos os cuidados práticos é preciso manter as vacinas como Influenza, Covid-19 e outras imunizações em dia para fortalecer a imunidade contra diversos vírus que podem se proliferar ainda mais nesta época do ano. 

RAZÕES PARA MUDANÇAS TÉRMICAS 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia,  a variação térmica que pode chegar a 18ºC no decorrer do dia é algo normal para esta época do ano por diversos fatores, já que o outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno e, logo, traz características de ambas estações. 

Além da mistura de aspectos, também há o fato de que a irradiação solar está maior, já que, em Mato Grosso do Sul, não há previsão de chuva até, pelo menos, a próxima terça-feira (13). O céu aberto favorece a emissão dos raios solares, que é maior a partir do começo da tarde, fazendo com que o calor aumente no decorrer do dia. 

Contudo, da mesma forma que o tempo esquenta de forma rápida pela baixíssima formação de nuvens, esse calor é perdido de uma maneira igualmente rápida porque as noites também são claras e sem predominância de nuvens, fazendo com o calor acumulado durante o dia seja dissipado com facilidade. 

A meteorologista do Instituto, Dayse Morais, também explica que o ar gelado do começo e do final do dia é resultado da atuação de uma massa de ar frio e seco que está exercendo força sobre Mato Grosso do Sul, causando uma temperatura mais amena. 

Ainda conforme explicado pela especialista, o estado segue sem previsão de chuva até o final da semana, mas um sistema frontal de baixa pressão vinda do Paraguai pode fazer com que chova de forma rápida em algumas regiões de MS. 

A previsão para o restante da semana continua com céu claro, mínima que variam entre 15ºC e 18ºC e máxima entre 28ºC e 33ºC, a depender do dia.

CORREIO DO ESTADO. Amplitude térmica pode chegar a 16°C e segredo para não adoecer é manter imunidade em dia. Disponível em:<https://correiodoestado.com.br/cidades/amplitude-termica-pode-chegar-a-16oc-e-segredo-para-nao-adoecer-e/415924/>. Acesso em: 06.Jun.2023.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *