Bombardeio foi realizado por militares enviados pelo governo colombiano

Nove guerrilheiros morreram em um bombardeio na Colômbia próximo à fronteira com a Venezuela na sexta-feira (14). As informações foram confirmadas pela AFP.

Bombardeio foi realizado por militares enviados pelo governo colombiano. O ataque ocorreu em Arauca, na divisa com a Venezuela, informou uma fonte do Ministério da Defesa da Colômbia à agência. Oficialmente, o presidente colombiano Gustavo Petro não se pronunciou sobre o ocorrido.

O ataque foi ordenado pelo governo colombiano contra rebeldes supostamente envolvidos com grupos que operam o tráfico de cocaína. As bombas foram lançadas com narcotraficantes no Caribe pelos Estados Unidos.

O bombardeio faz parte da escalada do presidente Petro contra dissidências da extinta guerrilha Farc. Nesta semana, outra grande operação do governo colombiano já havia deixado 19 mortos em solo amazônico.

Um alto comandante de um grupo de guerrilha teria sido morto durante os ataques. Apesar de jornais locais repercutirem o caso, ainda não há confirmação oficial sobre isso.

Países da região vivem momentos de tensão depois que o Pentágono anunciou nova fase na luta contra as drogas com a chegada ao Mar do Caribe do maior porta-aviões do mundo. Petro é um dos maiores críticos de Donald Trump, que o chamou de “líder do narcotráfico” diante dos alto níveis de produção de cocaína na Colômbia. O presidente de esquerda garante que, por trás dessas ações, os Estados Unidos desejam se apoderar do petróleo da Venezuela e desestabilizar a região.

O republicano também suspendeu o apoio econômico ao país sul-americano e o retirou da lista de aliados na luta contra as drogas. Já o presidente venezuelano Nicolás Maduro vê essas manobras como uma ameaça.

*Informações UOL.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *