A chance de se reencontrar é o que leva muitas pessoas aos centros de equoterapia. Só em 2023 foram mais de cinco mil atendimentos nas quatro unidades assistidas pelo Senar/MS. Carlos Donizetti Liberato, que há dois anos teve um AVC, já conquistou sua independência graças ao tratamento.

Carlos era técnico em elétrica e trabalhava viajando pelo país, atendendo às indústrias. Numa dessas viagens, teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Como sequela, ficou sem movimentos do lado direito do corpo. Ainda sem conhecimento sobre o trabalho com cavalos para recuperação motora, se sentia muito desanimado. Foi quando conheceu o Centro de Equoterapia de Rio Brilhante, distante cerca de 165 quilômetros de Campo Grande.

“A equoterapia me ajudou muito. Tenho atendimento psicológico para ajudar no trauma e atendimento físico para a recuperação dos movimentos. Depois de dois anos em atendimento, consigo ver uma ótima evolução. Antes não conseguia fazer nada sem apoio, hoje consigo me locomover sozinho, ter mais equilíbrio e me comunicar melhor.”, conta o aposentado.

Hoje, aposentado, faz muitos planos, pois pretende aproveitar as oportunidades de qualificação do Senar/MS para se encontrar em outra área de atuação.

“Eu penso em fazer cursos e trabalhar numa área que não precise ter essa rotina de viagem e que eu consiga me adaptar. Acho que são excelentes oportunidades que o Senar/MS oferece e que a população pode aproveitar”, completa.

Vivian Carla Olah Lago é a educadora física e acompanha o Carlos desde o início. Com a evolução dele e vários outros pacientes, acredita que a parceria com o Senar/MS é fundamental para o resultado deste trabalho.

“É de extrema importância essa parceria pelas contribuições. O Senar/MS nos ajuda com materiais para o dia a dia e com aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham aqui, tornando o nosso resultado junto a sociedade cada vez mais forte”, conta Vivian.

O Senar/MS está presente em quatro cidades com a equoterapia: Rio Brilhante, Jardim, Maracaju e Aparecida do Taboado. Só em 2023 foram mais de 5 mil atendimentos. Para ser atendido é necessário entrar em contato com o sindicato rural de cada município ou diretamente com os centros.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *