Brasileiro é natural de Monte Santo, interior da Bahia e foi o melhor do país na última São Silvestre

Natural de Monte Santo, interior baiano, o nordestino Fábio Jesus Correia, distante 2.520 km de casa, quebrou a hegemonia queniana e conquistou a primeira vitória brasileira na Corrida do Pantanal. Em sua 2ª edição, o evento é uma sequência da Volta das Nações, realizada entre 2009 e 2014 na Capital, dominada por corredores quenianos, também vencida pelo corredor Martin Hhaway Sulle, da Tanzânia, em 2009, primeira edição.

O brasileiro foi o 4º colocado na última edição da  São Silvestre e o melhor brasileiro da 97ª edição da prova realizada no final de 2022.  Ex-gari, atualmente é atleta do São Paulo Futebol Clube. Profissional há nove anos, Jesus deu sequência na modalidade após vencer descalço uma prova em sua cidade natal, atualmente com cerca de 50 mil habitantes.

Antes do protagonismo nas provas, o corredor trabalhou na roça como cuidador de animais, diante dos bons resultados, o fundista sonha vencer a São Silvestre e correr em uma Olimpíada. “A vitória representa muita coisa para mim. Estar no meio deles (estrangeiros), atletas de ponta, é bom, eu acredito que a gente também é capaz, basta acreditar, basta focar e treinar”, disse o corredor que venceu a prova com o tempo de 47min24seg.

O competidor destacou que antes do esporte, consumia bebidas alcoólicas e fumava, práticas que deixou de lado após a corrida. “Eu bebia, eu fumava cigarro. Depois que a corrida veio para minha vida, mudou isso tudo. Mostrou que a gente é capaz de seguir outro caminho do bem, um caminho que nos faz ter uma saúde saudável”, falou o profissional.

Sobre seu desempenho, Fábio Jesus disse que a competição já seria muito dura por conta dos adversários e foi mais intensa por conta do clima. “É um clima muito tenso, muito quente, temos os quenianos, vários atletas bons. Prova bem dura, espero que no ano que vem a gente esteja aqui novamente”, finalizou.

Fábio Jesus ao lado da corredora queniana Scholastica Jepkemboi, ganhadora na elite feminina (Foto: Paulo Francis)

Além dele, as outras quatro primeiras posições também foram ocupadas pelos brasileiros Wellington Bezerra da Silva (2º); Glenison Gilbert de Carvalho (3º); Pablo Fagundes da Costa (3º) e Ronan Moraes da Silva (5º).

Confira a lista dos vencedores da Volta das Nações e da Corrida do Pantanal.

Masculino
2ª Corrida do Pantanal (2023) – Fábio Jesus Correia (Brasil)
1ª Corrida do Pantanal (2022) – Vestus Cheboi Chemjor (Quênia)
6ª volta das Nações (2014) – Edwin Kiprop Kibet (Quênia)
5ª volta das Nações (2013) – Mark Korir (Quênia)
4ª volta das Nações (2012) – Mark Korir (Quênia)
3ª volta das Nações (2011) – Mark Korir (Quênia)
2ª volta das Nações (2010) – Joshua Kiprugut Kemei (Quênia)
1ª volta das Nações (2009) – Martin Hhaway Sulle  (Tanzânia)
No feminino, a prova segue dominada por atletas estrangeiras

Feminino
2ª Corrida do Pantanal (2023) – Scholastica Jepkemboi (Quênia)
1ª Corrida do Pantanal (2022) – Yadeny Alemayehu Weltej (Quênia)
6ª volta das Nações (2014) – Nancy Kipron (Quênia)
5ª volta das Nações (2013) – Jaqueline Juma Sakiru (Tanzânia)
4ª volta das Nações (2012) – Seurey Jane Jelagat (Quênia)
3ª volta das Nações (2011) – Eunice Jepkirui Kirwa  (Quênia)
2ª volta das Nações (2010) – Eunice Jepkirui Kirwa  (Quênia)
1ª volta das Nações (2009) – Eunice Jepkirui Kirwa  (Quênia)

CAMPO GRANDE NEWS. Baiano quebra hegemonia queniana e Brasil vence pela 1ª vez Corrida do Pantanal. Disponível em:<https://www.campograndenews.com.br/esportes/baiano-quebra-hegemonia-queniana-e-brasil-vence-pela-1a-vez-corrida-do-pantanal>. Acesso em: 08.Out.2023

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *