O otimismo do setor faz com que empresários da Capital contratem freelancers para os dias de folia

A poucos dias do Carnaval, bares e restaurantes intensificam os preparativos para a folia, que deve aquecer a economia do setor. A expectativa é de que o período movimente cerca de R$ 25 milhões, impulsionando o comércio e aumentando a demanda por serviços durante os dias de festa.

Uma pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) aponta que 72% dos empresários do setor pretendem abrir os estabelecimentos durante o Carnaval e esperam aumentar o faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

Para Mariano Depieri, proprietário do bar Depibier, o período é ainda mais especial, pois além do Carnaval, o estabelecimento comemora seu aniversário.
“Essa época do ano é muito especial para o Depibier, porque celebramos duas grandes datas: o Carnaval, que a gente gosta muito, e o aniversário do bar, que acontece na mesma época. No dia 13 de fevereiro comemoramos dois anos do Depibier e, do dia 14 ao dia 17, realizamos o Depi Folia”, explica o empresário.

Para atrair o público durante a folia, Mariano preparou uma programação especial para cada dia do evento. “Teremos atrações diferentes diariamente, com DJs, premiações, open bar e outras ações para o público curtir”, afirma.

Com a expectativa de aumento no movimento, o empresário destaca que a equipe vem sendo preparada há meses para atender à demanda. Além disso, foi necessária a contratação de freelancers para reforçar o atendimento.

“Estamos trabalhando há meses no treinamento da equipe para chegar a esse período bem preparados. Teremos reforço com freelancers e um abastecimento maior, já que além da festa, é um feriado prolongado, o que exige planejamento”, ressalta.

Foto: reprodução

Fluxo de clientes no coração da Capital

Já Bruno Salabastian, sócio do bar O Copo, localizado na Rua 14 de Julho — onde acontece parte do Carnaval de Campo Grande —, acredita que a localização estratégica deve ampliar ainda mais o fluxo de clientes.

“Serão cinco dias de Carnaval na rua e, como estamos em um ponto de encontro entre blocos e outros bares, a demanda aumenta todos os anos. Por isso, sempre nos preparamos com a contratação de um ou até freelancers extras”, afirma.

Além do reforço no atendimento, Bruno destaca a importância da segurança para garantir o conforto dos clientes durante o período.

“No Carnaval, a gente sempre contrata seguranças, porque o público costuma se empolgar um pouco mais. Normalmente somos sete pessoas na equipe fixa e contratamos de um a dois freelancers, além do reforço na segurança”, conta.

Sobre a programação, o empresário afirma que o bar terá ao menos cinco dias de evento.“O Carnaval oficial do Copo começa no dia 13, com o nosso bloco ‘Vai Tomar no Copo’. Teremos Beca Rodrigues e banda, muito axé, músicas de Carnaval e MPB. Esse será o dia principal do nosso bloco”, explica.

Movimentação bilionária

O otimismo do setor é reforçado por dados da economia e do turismo. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o Carnaval deve movimentar mais de R$ 14 bilhões em todo o Brasil, representando um crescimento de 3,8% em relação a 2025 e a maior arrecadação desde 2013.

Outro fator que deve contribuir para o aquecimento do setor é o aumento no fluxo de turistas estrangeiros. Ainda de acordo com a CNC, o Brasil deve receber cerca de 1,4 milhão de visitantes durante o Carnaval, número 4% maior do que o registrado em 2025.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *